Notícias Semanais Debian - 25 de Maio de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima primeira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A edição de junho da revista australiana Personal Computer inclui um DVD do Debian 3.0 e um guia de instalação. Nós fomos avisados que os usuários podem instalar o Debian tranqüilamente através do Overclockix, outra variante do Knoppix.

Debian from Scratch. John Goerzen anunciou um CD de resgate, ou melhor, instalação, Debian From Scratch (DFS). O CD suporta todos os sistemas de arquivos mais importantes e tem as ferramentas de resgate usuais, além de algumas não usuais. O DFS pode ser usado para fazer uma instalação estilo Gentoo do woody i386, sarge i386, sid i386 ou sid amd64. John irá empacotar os scripts usados para construir o CD em breve.

Erros de Construção de Pacotes. Goswin von Brederlow questionou o quão severo é um pacote não construir em uma arquitetura por causa do uso do uname ao invés do dpkg-architecture. Isto falha em arquiteturas nas quais a string de arquitetura do Debian difere da string de arquitetura do Linux no kernel, por exemplo, rodando um sistema i386 em uma máquina amd64. Thiemo Seufer afirmou que somente uns poucos pacotes seriam afetados por isto, uma vez que o mipsel também relata mips como arquitetura Linux.

Como declarar Dependências com Versões? Andrew Pollock questionou como calcular uma dependência com versão contra uma biblioteca, uma vez que o pacote aparentemente não funciona com uma versão mais antiga da biblioteca. Matt Zimmerman explicou que o pacote da biblioteca deve ser ajustado com relação ao shlibs se ela introduziu alterações de incompatibilidade.

Linux Kernel 2.6.6 para SE/Linux i386. Luke Kenneth Casson Leighton anunciou novos pacotes Debian de imagem de kernel para o Linux 2.6.6 e SE Linux, uma vez que ele acredita que algumas pessoas aventureiras podem querer tentar o SE Linux a partir da última versão CVS, mas não desejariam necessariamente passar por todo o trabalho de cozinhar seu próprio kernel. Siga as instruções.

Dependências do Sistema Base. Joey Hess reclamou sobre os desenvolvedores que ainda alteram as dependências no sistema base. Cada uma destas alterações custa pelo menos dois dias de desenvolvimento e testes para a equipe do debian-installer, já que eles precisam colocar uma versão corrigida do debootstrap na testing. Há algum tempo, a equipe de gerenciamento de lançamento declarou um congelamento no sistema base, mas alguns pacotes ainda estão sendo alterados.

Empacotamento Debian do Kernel. William Lee Irwin III anunciou como o novo grupo de manutenção do kernel será composto. O grupo será liderado por ele e Al Viro. Adicionalmente, Masanori Goto, Christoph Hellwig e Benjamin Herrenschmidt ofereceram ajuda.

Kernels Debian para Arquiteturas não-x86. Troy Benjegerdes começou uma discussão sobre qual a melhor forma de suportar arquiteturas não-i386 com os kernels do Debian. Christoph Hellwig explicou que ele gostaria de ver patches dependentes das arquiteturas incluídos no pacote principal. Thiemo Seufer afirmou que a verdadeira questão é como criar kernels a partir deles.

Spam nas Listas. Pascal Hakim computou algumas estatísticas em quanto spam está alcançando as listas de discussão do Debian. Atualmente, somente cerca de 3,5 % das mensagens que chegam são encaminhadas para os inscritos nas listas. Diariamente, cerca de 60 mil mensagens de spam são deletadas e cerca de 1 milhão e meio de mensagens são enviadas para os inscritos.

Anatomia do Sistema de Arquivos do Debian. Ivan Savov pensou sobre documentar o path no qual arquivos particulares residem em um sistema de arquivos Debian, uma vez que encontrar coisas se tornou um grande problema para ele depois de migrar de um outro sistema. Leitores criaram o documento Anatomia Debian em um Wiki para que outros possam contribuir.

O Pacote Debian do Dia reprojetado. Andrew Sweger relatou que ele reprojetou o Pacote Debian do Dia, configurou um banco de dados para gerenciar os artigos, e começou a colocar novos pacotes requisitados pelos usuários na fila. Ele irá tentar adicionar alguns comentários sobre cada pacote além de sua descrição para ajudar a responder a questão "por que". Por favor, lhe envie comentários.

Kaffe Melhorado no Caminho. Arnaud Vandyck relatou que o Debian será a primeira distribuição a empacotar o kaffe 1.1.5, que será lançado semana que vem. Esta versão integra muitos melhoramentos no gnujaxp, adiciona o gjdoc como uma alternativa ao javadoc e mais.

GNOME 2.6 para o Debian instável. Sebastien Bacher afirmou que o GNOME 2.6 está realmente pronto para a instável. Ele foi construído em 9 arquiteturas e uma décima está em progresso. O gerenciador de lançamento também concordou com isto. Como um primeiro passo, eles fizeram upload do GTK 2.4.

Conferência Debian 2004. O projeto Debian anunciou a conferência Debian deste ano, que ocorrerá de 26 de Maio a 5 de Junho no SESC em Porto Alegre, Brasil. Esta é uma conferência com, de e para desenvolvedores Debian, usuários interessados e sofisticados. O calendário é composto por palestras e sessões "birds of a feather". Esta é uma chance para os desenvolvedores trabalharem juntos de modo menos formal.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na última semana. A cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado. Se você conhece um pacote obscuro que você acredita que outros também deveriam conhecer, envie-o para Andrew Sweger. O pacote Debian do dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 18 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 174 pacotes órfãos Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.