Notícias Semanais Debian - 29 de Junho de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Nós pedimos desculpas por não termos enviado uma edição na última semana, e enviar apenas uma pequena hoje, mas a organização da LinuxTag manteve o Joey muito ocupado com outras coisas.

Resolução Geral 2004-004. O secretário do projeto anunciou o início do período de votação de uma resolução geral intitulada "Calendário de Lançamento do Sarge em vista da GR 2004-003". O texto completo da cédula é bem longo. A história simplificada é que, se a resolução passar, o contrato social será modificado para permitir que dados não-livres, como documentação e firmware, sejam incluídos na próxima versão (codenome Sarge) do Debian. Isto exige uma super-maioria de 3:1. A votação termina Sexta-Feira, 2 de Julho, as 23:59:59 UTC.

Debian na LinuxTag 2004. O projeto Debian anunciou que irá participar da próxima LinuxTag em Karlsruhe, Alemanha, que ocorrerá de 23 a 26 de Junho. Haverá um estande do Debian e um estande sobre porte do Linux na sala de exibição e uma sala de aula Skolelinux na construção de conferências. Além disso, uma mini-conferência Debian será organizada quinta-feira, 24 de junho. A introdução da LinuxTag será feita por Ian Murdock.

Screenshots do Debian-Installer. Martin Krafft anunciou que ele fez algumas screenshots do debian-installer a partir das imagens netboot 20040616 e netinst 20040616. Martin irá tentar manter as screenshoots atualizadas e gostaria de receber comentários. Há um arquivo README incluso.

Suporte a Idiomas bi-direcionais no Debian-Installer. Christian Perrier anunciou que, graças ao trabalho duro de Steve Langasek (e de Shlomi Loubaton antes dele), o suporte a idiomas bi-direcionais está completamente incluso no debian-installer. Isto parece tornar o Debian a primeira distribuição GNU/Linux a usar um instalador traduzido para idiomas da direita para a esquerda como Árabe, Hebrew e Farsi em modo texto. Screenshots e um i386-netboot.iso estão disponíveis.

Idéias para Instalações Completamente Automatizadas (FAI). Christian Perrier discutiu sua idéia para alcançar instalações completamente automatizadas. Ele está pensando em um simples pacote que rodaria cedo no processo de instalação, carregaria um módulo de disquete e leria um arquivo contendo variáveis simples do debconf a partir dele. Ele então alimentaria o debconf com estes valores e rodaria o instalador. Jushua Kwan concordou que esta é uma boa idéia, embora ele ache que o particionamento seria difícil.

Skolelinux 1.0 lançado. Após cerca de três anos de trabalho duro, o Skolelinux 1.0 foi lançado para o público. A distribuição foi iniciada como uma reação a dependência das escolas e governos noruegueses em relação a sistemas de código fechado. O Skolelinux é um modo fácil de configurar uma rede grande e segura de clientes "magros" (geralmente com boot PXE) para usuários regulares.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian da distribuição testing diferente é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro que acredita que os outros também deveriam saber sobre, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 175 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores ateriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.