Notícias Semanais Debian - 20 de Julho de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A Universidade de Zaragoza, Espanha pretende distribuir 50.000 cópias de sua distribuição que é baseada no Debian GNU/Linux e utiliza o desktop GNOME. NewsForge deu uma olhada no lançamento vindouro da Base Padrão do Linux (Linux Standard Base) 2.0.

Resolução Geral para forçar o AMD64 no Sarge? Josselin Mouette propôs uma resolução geral para forçar o porte AMD64 puro no lançamento do sarge e a sua inclusão imediata na distribuição instável. Não está claro para todos na lista, no entanto, que esta é o jeito certo de ter este porte aceito no Debian, nem de ajudar o lançamento do sarge.

O Debian está aumentando sua parcela do mercado. A Netcraft está relatando que o Debian exibe ganhos de mercado dentre as distribuições GNU/Linux, enquanto o Gentoo tem a taxa de aumento de porcentagem mais rápida. O Debian GNU/Linux está rodando agora em mais de 1 milhão de hostnames na web, mostrando uma força particular dentre os provedores de serviço franceses Gandi (72 mil hostnames) e Proxad (58.8 mil).

Incorporando correções CVS do upstream. Tommaso Moroni questionou como ele deve incorporar uma correção de bug em um pacote cujo upstream corrigiu apenas no CVS. Matthew Palmer explicou que, a não ser que a correção seja muito grande e invasiva, a melhor forma e pegar as alterações no CVS e aplicá-las no pacote Debian. Robert Collins adicionou que o cscvs pode ajudar a identificar conjuntos de alterações no CVS.

Nomenclatura de bibliotecas com versão. Roland Stigge relatou que ele está discutindo com o autor original a convenção de incorporar a versão do pacote no nome da biblioteca (soname) e queria saber como proceder. Daniel Kobras sugeriu ter o sistema de versões sanitizado com o autor principal e apontou o guia de empacotamento de bibliotecas.

Violação de política do GNUstep. Dan Weber relatou que muitos pacotes associados ao GNUStep estão em violação com a Hierarquia Padrão do Sistema de Arquivos, uma vez que eles instalam binários, documentação, etc em /usr/lib/GNUstep. Sebastian Ley explicou que o layout de diretórios do OpenStep não é compatível com o layout FHS, embora eles tenham princípios similares. Andreas Barth sugeriu lidar com isto após o lançamento do sarge.

Coleção de Compiladores GNU 2.4 na instável. Matthias Klose anunciou seus planos de fazer o upload do gcc-3.4 para a instável. Para algumas arquiteturas a interface binária foi alterada, portanto o código compilado não pode ser misturado com código compilado por versões mais antigas do G++.

Instalando apt-listchanges por padrão. Joey Hess questionou por que o apt-listchanges ainda não está sendo instalado por padrão. Marr Zimmerman estava preocupado, pois as prioridades das dependências do apt-listchanges teriam que ser aumentadas. David Weinehall explicou que apenas as prioridades do ucf e do python-apt precisariam ser aumentadas para padrão.

Nova licença para as Páginas de Manual POSIX. Andre Lehovich relatou que o mantenedor original das manpages recebeu permissão do IEEE para incluir o texto da documentação POSIX em páginas de manual Linux e questionou se a nova licença é compatível com a Definição Debian de Software Livre (DFSG). Nathanael Nerode acredita que a licença não é livre o suficiente e Andrew Suffield está indeciso.

Free Software Printing Summit. Roger Leigh enviou um relatório do Free Software Printing Summit que ocorreu durante a LSM deste ano em Bordeaux, onde ele estava representando o Gimp-Print e o Debian. Uma discussão interessante endereçou arquivos PPD multi-idioma. Outra discussão incluiu o gerenciamento de cores para cores não-imprimíveis.

Bits e Bytes do Listmaster. Pascal Hakim enviou novos bits dos listmasters. Ele explicou como o crossassassin e a nova white-list (lista branca) funcionam. Ele antecipou que o novo servidor de listas que está atualmente em preparação nos permitirá rodar verificações anti-spam mais fortes. Ele também relatou listas de discussão novas e modificadas.

Novos sumários de estado dos pacotes. Ian Lynagh anunciou uma nova página de estado da construção dos pacotes e outra página de estado dos pacotes. A primeira contêm links para os logs de tentativas de construção sem sucesso e fornece um sumário das tentativas de construção do pacote.

Atualização do estado do GNOME no Sarge. Jordi Mallach relatou que todas as partes importantes do GNOME já estão no sarge mas ainda há alguns pacotes como o gnome-panel que ainda precisam fazer a transição. Todas as coisas que estão faltando estão esperando o gst-plugins0.8, que deve estar pronto para a testing mas depende da nova versão da libxml2, que não está sendo construída no hppa por causa de um bug do binutils/gcc/alguma-coisa.

Empacotando Emuladores de Hardware. Dan Korostelev questionou por que o visualboyadvance, um emulador de Game Boy Advance, está apenas na contrib na testing uma vez que ele é livre e depende apenas de bibliotecas livres. Também há arquivos de ROM livres disponíveis na Internet, mas não no Debian. Branden Robinson citou os requerimentos para pacotes na principal (main). No sid, no entanto, este pacote já está na principal.

Lidando com Liberdades diferentes. Zenaan Harkness notou que á definições diferentes para livre; no mínimo "livre segundo a FSF" e "livre segundo a DFSG". Ele questionou o que seria necessário para fornecer uma escolha entre estas definições para o usuário, no que diz respeito a quais pacotes eles querem instalar. Michael Poole explicou que há dois custos significantes e inevitáveis para fornecer este recurso: a infraestrutura de suporte e o trabalho na política.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente. ou tiverrem atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 9 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 169 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.