Notícias Semanais Debian - 3 de Agosto de 2004

Bem-vindo(a) à trigésima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O décimo primeiro aniversário do Debian está próximo (16 de Agosto), e várias festas estão sendo planejadas. Pablo Lorenzzoni anunciou que a comunidade brasileira do Debian irá adiar as celebrações para 21 de Agosto. Holger Levsen convidou todos os interessados a celebrar no Castelo Hohenholz, 100 km ao norte de Berlim e a 30 km de Szczecin (Stettin).

Visão Geral Melhorada dos Pacotes do Desenvolvedor Debian. Igor Genibel anunciou uma página de visão geral dos pacotes. Agora, ela contêm links para informações de novas versões (watch) e análise de motivos por Björn Stenberg. As informações geralmente são exibidas em UTF-8. Algumas informações também podem ser escondidas permanentemente através de cookies.

Remoção de Pacotes do Sarge. Devido à aproximação do congelamento do sarge, a lista debian-release tem visto muitos pedidos do tipo "por favor, remova x do sarge". Tipicamente, tais pacotes ainda estão passando por um processo intenso de desenvolvimento e não estão prontos para um lançamento estável. Steve Langasek pediu que tais pedidos sejam acompanhados por um relatório de erro crítico ao lançamento com detalhes sobre porque o pacote não deve ser incluído no sarge.

Palestras na OSCON Jay Lyman analisou palestras dadas por três desenvolvedores Debian na O'Reilly Open Source Conference deste ano. Bdale Garbee falou sobre o desenvolvimento em comunidade e notou que algumas pessoas ficam surpresas quando algo vem de amadores, uma vez que poucas pessoas reconhecem o que eles podem fazer. Jeff Licquia descreveu o modelo de GNU/Linux componentizado da Progeny. Jeff Waugh discutiu o futuro do GNOME.

Nova Tag RFH para Pacotes Órfãos. Frank Lichtenheld anunciou uma nova tag "request for help" (pedido por ajuda) para os Pacotes Prospectivos e que Precisam de Trabalho (WNPP). Esta tag é para situações nas quais o mantenedor atual quer continuar mantendo o pacote, mas precisa de alguma ajuda para fazê-lo, porque seu tempo é limitado ou porque o pacote é grande e precisa de vários mantenedores.

Linha do Tempo para o Lançamento do Sarge. Steve Langasek enviou outra atualização sobre o estado do lançamento. Ainda há vários bugs importantes no sistema base que estão sendo trabalhados. Quando a base do sistema for congelada, imagens de CD do debian-installer candidato a lançamento 1 serão disponibilizadas após um ou dois dias. Em 8 de agosto, espera-se que o suporte oficial à segurança para o sarge deve começar com menos que 100 bugs críticos ao lançamento. A linha do tempo prediz levá-los a zero até 1o. de setembro, com o lançamento 15 de setembro.

Novo Método de Instalação do Debian GNU/Hurd. Michael Banck anunciou um novo método de instalação para o porte GNU/Hurd do Debian. O novo método usa o suporte xattr-hurd para ext2, de Roland McGrath, mencionado anteriormente. Usando seu patch para o kernel e star, é possível extrair um tarball base e obter um sistema Debian GNU/Hurd funcional imediatamente.

Estado do GNOME 2.6 no Sarge. Jordi Mallach escreveu mais informações sobre o GNOME 2.6 no sarge. O gnome-applets e alguns outros pacotes menos importantes que dependem da libgtop2 finalmente entraram na testing. Os únicos dois pacotes que mantém os meta-pacotes do GNOME 2.6 fora da testing são o eog e o gnome-games. O último pacote levará algum tempo, uma vez que ele está afetado por várias transições de lançamento em execução atualmente.

Festa de Caça aos Bugs. Com a aproximação do lançamento do sarge, as festas de caça aos bugs se tornam mais importantes para reduzir o número de relatórios de bugs críticos ao lançamento e estabilizar o debian-installer. Martin Zobel-Helas anuncioou uma festa de caça aos bugs de 20 à 22 de agosto em Darmstadt, Alemanha. Pessoas envolvidas com o Debian da Europa e da Alemnaha estão convidadas a participar deste evento.

Versões e Estabilização do Debtags. Enrico Zini questionou como ele deve lidar com as bibliotecas para o debtags. A base de código do debtags está ficando bem estável, e ele está planejando lançar a versão 1.0. Andrew Suffield afirmou que não deve ser feito o upload de nenhuma biblioteca compartilhada com interfaces binárias (ABI) que ainda não estão suficientemente estáveis. Enrico também apreciaria ajuda com o empacotamento.

Introduzindo Tenentes Debian? Glenn McGrath questionou se o projeto Debian precisa de uma alteração estrutural, e talvez Tenentes que poderiam estar localizados entre o líder do projeto e os mantenedores. Ele afirmou que o Debian é mais uma "equipe de campeões" que uma "equipe campeã" e que é difícil mudar alguma coisa que não está em sua própria responsabilidade.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada:

Pacotes Órfãos. 11 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 177 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Michael Banck e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.