Notícias Semanais Debian - 24 de Agosto de 2004

Bem-vindo(a) à trigésima terceira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. muito trabalho foi feito para ajudar a lançar o sarge em breve. Várias recomendações e remoções foram requisitadas na lista debian-release. Claus Fischer até rquisitou a documentação de questões importantes nas notas de lançamento. Jeroen van Wolffelaar pediu que os mantenedores respondam algumas questões caso eles mantenham um ou mais pacotes com versões diferentes no sarge e no sid para ajudar o gerenciamento do lançamento.

Descrições dos Pacotes KDE. Enrico Zini notou que a descrição de muitos pacotes de componentes KDE começam com as mesmas quatro linhas de texto descrevendo o KDE. Ele acredita que faria mais sentido descrever primeiro o pacote e então descrever o KDE. Isto afeta 75 pacotes.

Reusando o Nome de um Pacote? Jesus Gonzalez-Barahona questionou se ele pode reusar cil como um nome de pacote para a C Intermediate Language (Linguagem C Intermediária), sendo que o Debian já distribui Chess in Lisp (Xadrez em Lisp) em sua versão estável. Peter Van Eynde revelou que o pacote foi renomeado. Thomas Viehmann explicou que a maioria dos sistemas atualizados do woody para o sarge e apenas então para o etch não terão mais um pacote cil devido à sua mudança de nome.

Manutenção de Aplicações Web. Kai Hendry tentou unificar a manutenção de aplicações web no Debian. Ele afirmou que a instalação de tais aplicações é freqüêntemente difícil já que é necessário modificar um banco de dados e servidor web. O mysql-server suporta um super usuário debian-sys-maint que pode configurar usuários e bancos de dados. Um mecanismo adequado para o Apache ainda não está implementado, no entanto.

Vendo a Fila de Construção.ewing the Buildd Queue. Andrew Pollock questionou se há um modo fácil de ver o progresso do buildd além dos sites buildd.debian.org e www.buildd.org. Michael Koch contribuiu esta página de Ian Lynagh. Goswin von Brederlow mencionou as páginas de índice por arquitetura que possuem links para listas mais detalhadas de pacotes.

Logotipo Debian Não Ligre? Roger Leigh recentemente notou que o pacote grub tem suporte à imagem splash mas não tem imagens. Robert Millan questionou posteriormente se o logotipo de "Uso Aberto" é livre de acordo com a DFSG. David Schleef confirmou que a Licença de Logotipo de Uso Aberto Debian é geralmente considerada não-livre.

Sobre o Fechamento de Relatórios de Bug. Norbert Tretkowski afirmou que independentemente da severidade de um relatório de bug, fechá-lo com um comentário como "quem se importa?" não está ok. E há obviamente pelo menos uma pessoa que se importa com este problema em particular: a pessoa que enviou tal relatório. Ele adicionou que, caso o mantenedor não queira corrigir um bug, ele deve ser marcado como wontfix.

HP escolhe o Debian para "Carrier Grade Linux". O LinuxDevices.com escreveu que a HP irá suprir a Motorola com uma versão "Carrier Grade Linux" do Debian, como parte de um negócio de longo prazo. O artigo menciona que a Motorola requisitou recursos não disponíveis nas distribuições GNU/Linux atual. A HP reslveu então fazer seu próprio "Carrier Grade Linux" baseada no sistema operacional Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 19 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 174 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.