Notícias Semanais Debian - 14 de Setembro de 2004

Bem-vindo(a) à trigésima sexta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Graham Williams escreveu um livro entitulado "Debian GNU/Linux Desktop Survival Guide" (Guia de Sobrevivênica do Desktop Debian GNU/Linux), cujo objetivo é levar a um ambiente divertido e produtivo. Ele guia o leitor por muitas regiões diferentes do sistema GNU/Linux com enfoque em fazer o seu ambiente desktop fazer o que você quer que ele faça.

Preparação das Imagens de CD e DVD do Sarge. Steve McIntyre explicou como discos DVD de duas camadas funcionam e mencionou os tipos de CD e DVD que ele gostaria de ver suportados para o lançamento do sarge. Os tipos incluem imagens ISO para cartões de visitas e instalação via rede, além dos conjuntos completos de 13 ou 15 CDs para cada arquitetura. Ele também mencionou duas imagens de DVD com 4.7 GB cada e uma imagem de DVD de duas camadas com 8.5 GB para cada arquitetura. A última, no entanto, deve ser fornecida apenas através do jigdo.

Usando o Debian em Ambientes Comerciais. Alguém perguntou no Slashdot sobre experiências com o Debian em um cenário comercial quando o distribuidor terceirizado (IBM) não suporta oficialmente esta distribuição. Ele também mencionou sobre evidências que a maioria de tais softwares podem ser convencidos a funcionarem no Debian.

Transição do GNOME 2.6 Completa. Jordi Mallach relatou que a transição do GNOME 2.6 para o sarge está encerrada. O último pacote do meta pacote GNOME que ainda faltava, Eye of GNOME, finalmente entrou na testing. O único pacote que falta é o gdm 2.6, que permitirá aos usuários do GNOME desligarem o computador diretamente quando fecharem sua sessão.

Fóruns Web Debian.net Web em Beta. Jeroen van Wolffelaar anunciou que, como muitas pessoas gostam de fóruns baseados em web para discussão e suporte, ele irá tentar fornecer um fórum web para a comunidade Debian. Os fóruns web ainda estão em beta, portanto sugestões para melhoramentos ou relatórios de problemas devem ser enviados para admin@forums.debian.net. Como todos os sites *.debian.net, os fóruns não são um serviço Debian oficial. Além disso, eles foram unidos ao Debianplaza.

Partman precisa de testes. Joey Hess apontou que alterações recentes no partman introduziram muitos bugs, incluindo problemas com reiserfs e xfs. Ele não sabe se o novo partman é adequado para a próxima versão do debian-installer. Para ajudar a corrigir o problema, ele pediu que voluntários testem o partman nas construções diárias não apenas para fazer teste de particionamento automático, mas também particionamento manual para tentar todas as combinações estranhas que não são usadas freqüentemente e se certificar que ele funciona pelo menos tão bem quanto na versão rc1.

Novo Conselho Legal para a SPI. A Mesa de Diretores da Software in the Public Interest, Inc. (SPI), organização que dá cobertura ao Debian, anunciou a indicação do novo conselho legal após a renuncia do atual, Chris Rourk. A firma de Cleary, Gottlieb, Steen & Hamilton, representada por Greg Pomerantz, estava querendo servir como conselho legal gratuito para a SPI e foi indicada como tal pela diretoria.

UserLinux lança primeiro CD beta. Slashdot discutiu a versão beta do UserLinux, uma nova distribuição baseada no Debian. Bruce Perens explicou que o UserLinux é fortemente baseado no Debian e tem como objetivo fornecer um sistema operacional GNU/Linux de alta qualidade, livremente disponível, para os negócios, acompanhado por certificações, serviços e opções de suporte. Seu CD de instalação para i386 tem apenas 4.5 MB de tamanho, com o resto sendo obtido diretamente dos espelhos Debian, e eles querem fazer todo o desenvolvimento de Software Livre dentro do Debian.

Testando os Melhoramentos do Debian-Installer. Joey Hess relatou as técnicas que ele usa para testes do instalador. O método primário e preferido inclui criar uma nova imagem netbot para iniciar um laptop de testes. O segundo método refere-se a escrevê-lo em um chaveiro USB para fazer a inicialização. Ele também relatou que ele conseguiu pré-alimentar o debian-installer de modo que o primeiro estágio da instalação roda com apenas um aperto de tecla.

Usando Ferramentas Auto* para Construir Pacotes? Jesus Gonzalez-Barahona questionou se ele deveria rodar automake em tempo de construção ao invés de simplesmente usar o configure fornecido pelo autor. Andrew Suffield afirmou que isto tornaria impossível reconstruir o pacote após mudanças no automake. Marcelo Magallon adicionou que versões do automake não são compatíveis em nível fonte e pediu para manter a quantidade de coisas incluídas no mínimo possível.

Proibição de Ações de Patente. Matthew Garrett deu uma olhada nas licença que são projetadas para desencorajar ações legais sobre patentes. Ele notou que a Free Software Foundation e a Open Source Initiative parecem considerar estas licenças livres, mas a compatibilidade com a Definição Debian de Software Livre parece incerta. Se o Debian decidir considerar estas (ou algumas destas) licenças não-livres, o projeto precisa deixar claro prceisamente porque tem esta opinião, e tentar mudar a opinião das outras pessoas.

Binários do Sistema Ligados à Bibliotecas Inalcançáveis. Fabrice Lorrain notou que vários programas em /sbin estão ligados contra bibliotecas localizadas em /usr/lib. Estes programas não funcionam a não ser que /usr esteja montado. Portanto, eles deveriam ou ser movidos para /usr/sbin ou as bibliotecas movidas para /lib. Jeroen van Wolffelaar explicou que o lintian não pode alertar sobre isto atualmente.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Andre Lehovich, Christoph Berg e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.