Notícias Semanais Debian - 21 de Setembro de 2004

Bem-vindo(a) à trigésima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Uma edição recente da revista alemã sobre computadores c't teve um artigo sobre GNU/Linux em notebooks, incluindo o teste de 14 modelos. Um notebook, ASUS M2400N, veio com Debian GNU/Linux pré instalado pela Xtops.DE.

Enrijecendo a Segurança do Debian. Debian Hardened é um novo projeto que quer ser um sub-projeto Debian oficial. Seu objetivo é fornecer uma árvore completa de pacotes do kernel e softwares enrijecidos para uma distribuição Debian padrão, sem criar outra distribuição como a Adamantix, tornando mais fácil enrijecer qualquer computador rodando Debian GNU/Linux.

Prévia do Ubuntu 4.10 Lançada. Benjamin Mako Hill anunciou a primeira versão beta do Ubuntu Linux (codenome "Warty Warthog"). A nova distribuição é baseado no Debian, vem com GNOME 2.8 e está disponível para as arquiteturas x86, AMD64 e PowerPC. O Ubuntu planeja lançar uma nova versão a cada 6 meses, com 18 meses de atualizações de segurança para cada versão. A página de relacionamento fornece uns poucos detalhes sobre o ser processo de lançamento.

Atualizando Scanners e Filtros no Debian estável. Joey Schulze perguntou sobre formas de atualizar o banco de dados de scanners para vírus e falhas de segurança, filtros para spam e similares na próxima versão do Debian. Nessus e ClamAV usam plugins especiais para atualizar seus bancos de dados, e f-prot usa um pacote instalador. Martin Michlmayr propôs modificar a política de atualização para a distribuição estável.

Mantendo Certificados SSL. Kai Hendry questionou por quê ele deveria construir sua própria autoridade de certificação (CA) já que a SPI roda uma CA e pode gerar certificados para tornar a vida dos usuários Debian mais fácil. Javier Fernández-Sanguino Peña explicou que a SPI não é uma CA, e usa certificados somente para uso próprio e talvez projetos próximos.

Open Software License v2.1. Matthew Wilcox começou uma nova discussão sobre a versão 2.1 da Open Software License, que após a versão 1.0 deixou de ser considerada livre conforme a Definição Debian de Software Livre. Anthony DeRobertis afirmou que a nova versão ainda não é livre e concordou com a opinião de Andrew Suffield.

Debian e Global File System? Um artigo na Newsforge relatou que Angelo Ovidi lançou os primeiros pacotes Debian não-oficiais do kernel com suporte à Global File System (GFS), usando o kernel 2.6.8.1 limpo. GFS suporta journaling, recuperação de falhas do cliente, e muitos outros recursos. Bastian Blank já construiu e fez upload do primeiro conjunto de pacotes oficiais para a instável, apenas um pacote ainda está arguadando na fila incoming.

Pacotes Fonte Faltando no Sarge. Jeroen van Wolffelaar notou que para vários pacotes binários os pacotes fonte correspondentes estão faltando no arquivo Sources correspondente. Isto significa que não há um caminho de confiança para a chave de assinatura do repositório, nem será possível construir a mesma versão com apt-get -b source.

Planejamento dos Candidatos a Lançamento do Instalador. Joey Hess notou que o novo debian-installer está em uma boa forma para outro lançamento. Ele gostaria de declarar um novo candidato à lançamento em breve e tentou formular um objetivo de grupo para o encontro de desenvolvedores em Oldenburg, Alemanhã, nesta semana, de modo que todos os desenvolvedores possam trabalhar em uma tarefa comum.

Construções Semanais de CD e DVD. Santiago Garcia Mantinan anunciou que voltou a construir automaticamente imagens de CD e DVD semanais para o sarge. Agora, ele usa JTE para gerar as imagens mais rapidamente. Por causa da alteração no processo de criação, as novas imagens podem conter novos bugs, portanto relate qualquer problema para a lista de discussão debian-cd.

Notas de Lançamento do Sarge. Rob Bradford anunciou que as notas de lançamento do sarge finalmente foram escritas. Tradutores que estavam desapontados pela falta de uma versão em inglês podem começar a traduzir o documento.

Estado da LSB no Sarge? Martin Michlmayr questionou o estado da Base Padrão Linux (LSB, Linux Standard Base) no Debian sarge. Jeff Licquia explicou que ele já está trabalhando na LSB 2.0 e que ele antecipa problemas apenas com o linker dinâmico, glibc, diff, coreutils e a Hierarquia Padrão do Sistema de Arquivos.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado. Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 154 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.