Notícias Semanais Debian - 5 de Outubro de 2004

Bem-vindo à trigésima nona edição da DWN (Debian Weekly News - Notícias Semamais do Debian), o periódico semanal para a comunidade Debian. Robert Millan relatou que o GNOME basicamente funciona no kfreebsd-gnu. A equipe do AGNULA lançou a versão 1.2.0 do DeMuDi usando o Debian installer e suportando Distribuições Debian Personalizadas. Santiago Garcia Mantinan notou que os CDs atuais do Debian não fornecem os arquivos necessários para iniciar o instalador a partir do DOS.

Versão Candidata a Teste 2 do Debian-Installer. Joey Hess anunciou que a versão candidata a teste 2, também conhecida como pré-candidata-a-lançamento 2 (rc2), do debian-installer foi lançada com vários recursos novos. Em apenas uma semana, o pessoal do instalador quer começar o processo de lançamento para a própria rc2. Além disso, Christian Perrier anunciou um congelamento de strings até 6 de Outubro.

Estado do Repositório non-US. Andreas Barth investigou o repositório non-US e descobriu que ele contêm somente dois pacotes válidos: um para a seção principal e um para a não livre. vtun será colocado no repositório principal, enquanto PGP 5i não pode, e alguém está disposto a mantê-lo também.

Finalizando o Suporte à 80386s reais? Andres Salomon relatou que a equipe do kernel Debian está considerando encerrar o suporte para computadores 80386 reais, já que o patch para emulação i486 não está sendo mantido e é dito inseguro. Versões atuais do GCC geram código i486, portanto para i386 reais é necessária emulação pelo kernel. O Debian sarge não pode ser instalado em tais computadores por causa dos requerimentos de memória, mas versões mais antigas podem ser atualizadas após a instalação.

Atualizações na Política de Lançamento? Andreas Barth, que recentemente se tornou um assistente de lançamento, discutiu se recomendações para pacotes fora da seção principal devem ser permitidas para pacotes desta seção. Como alguns gerenciadores de pacotes lidam com recomendações de modo similar às dependências, isto é propenso a quebras. Ele notou que deve ser possível construir os pacotes do sarge no próprio sarge já que de outra forma o suporte a segurança não irá funcionar. Ele também perguntou se é permitido a um pacote na seção principal fornecer pacotes binários nas seções principal e contrib.

Preparações da DebConf5. Lars Wirzenius preparou uma ata de um encontro IRC recente para preparar a próxima Conferência Debian na Finlândia, que ocorrerá de Sexta-Feira, 1 de Julho até Segunda-Feira, 18 de Julho, em 2005. A primeira semana é para trabalhar em várias questões, o fim de semana do meio para coisas sociais, e a segunda semana para palestras. Andreas Schuldei anunciou a possibilidade de patrocínio para a viagem.

Estado do Instalador Gráfico. Martin 'Joey' Schulze perguntou sobre o estado da interface gráfica para o instalador, iniciada por Michael Cardenas. Colin Watson listou várias questões nas quais ele está trabalhando e relatou que a maior parte de seu tempo em Oldenburg foi usada nela. Bart Cornelis adicionou que uma companhia espanhola chamada Tuxum estava no processo de alterar seu instalador (GPL) para uma interface Qt para o Debian Installer.

CDs K7 do Debian GNU/Hurd lançados. Philip Charles anunciou a sétima iteração da série K de CDs Debian GNU/Hurd. Ele disse que a principal característica do conjunto K7 é sua qualidade. A principal adição em relação aos pacotes de CDs anteriores é o XFree86 4.3. As instruções de instalação para os CDs Debian GNU/Hurd estão localizadas aqui.

Conflitos entre Pacotes Faltando. Frank Lichtenheld relatou cerca de 42 pacotes que não tem uma definição de conflito mas contêm o mesmo arquivo que um outro pacote diferente sem substituí-lo. Isto geralmente torna um dos pacotes não instalável quando o outro já está instalado. Petter Reinholdtsen sugeriu usar o banco de dados do contesto de popularidade para decidir quais arquivos devem ser renomeados para resolver tais conflitos dependendo da popularidade dos pacotes.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado. Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Quer continuar lendo a DWN (Debian Weekly News - Notícias Semanais do Debian)? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Michael Banck e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.