Notícias Semanais Debian - 9 de Novembro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésima quarta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Anibal Monsalve Salazar resumiu a última reunião de preparação da DebConf5. Joey Hess relatou que ele pôde testar o novo debian-installer remotamente via rede em arquiteturas diferentes, ajudando a garantir que ele irá rodar corretamente.

Firmware Distribuível Procurado. Theo de Raadt, famoso pelo OpenBSD, foi entrevistado em resposta aos esforços do OpenBSD em contatar a Texas Instruments para distribuir firmware para suas placas wireless sob uma licença aceitável. O OpenBSD tem problemas similares aos do Debian com blobs binários de firmware que eles não podem distribuir legalmente junto com seu sistema operacional.

Convenção de Nomenclatura dos Projetos Alioth. Marcelo E. Magallon notou que há uma política para nomenclatura de projetos no Alioth. Para repositórios de pacotes que são usados para co-manter um pacote com outros desenvolvedores, é necessário um prefixo "pkg-" no nome do projeto. Roland Mas adicionou que isto é necessário para diferenciar projetos dedicados ao empacotamento para o Debian de projetos nos quais o Alioth é o repositório principal do código original.

Licenças de Documentação Livre. Jonathan Corbet revisou Várias opções para uma licença de documentação livre, incluindo a Free Documentation License (FDL) da GNU, a Open Publication License, e duas licenças Creative Commons. Ele concluiu que colocar uma licença estilo BSD em um documento faz algum sentido e que as restrições impostas pela FDL são bem fortes, muito fortes para um livro do qual ele é co-autor.

Instalando Debian em um Desktop. Tarun Agnani instalou O Debian GNU/Linux em um computador desktop e relatou que nenhuma outra distribuição chega perto da distribuição Debian, que é o avô do Linux. Ele finaliza com a configuração do APT e a instalação das aplicações que são comuns para um sistema desktop.

Notícias de Conferências Alemãs. Alexander "CEO" Schmehl relatou que o estande Debian durante a Linuxworld Expo deste ano foi o mais lotado e que ele provavelmente será maior no próximo ano, quando ele ajudará a construir todo o pavilhão .Org. Um estande próprio para o projeto Debian também foi oferecido para a exibição CeBIT do ano que vêm (9 - 15 Mar).

Instalando o Debian em RAID 1. Jorrit Waalboer escreveu instruções para instalar o Debian GNU/Linux em um par RAID 1. Ele recomendou usar o Knoppix como instalador. A partir dele, o RAID é configurado e o debootstrap é usado para instalar o Debian. Norbert Tretkowski também disponibiliza instruções para a instalação do Debian através do Knoppix.

Melhorando o Processo de Desenvolvimento. Thomas Schorpp propôs aplicar várias técnicas de gerenciamento de qualidade conhecidas no desenvolvimento convencional de software no Debian. No entanto, Jeroen van Wolffelaar notou um grande nível de complicações, e é questionável se estas técnicas e métricas se aplicam ao Software Livre.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado. Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 61 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 226 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino e David de Souza Cardoso.