Notícias Semanais Debian - 11 de Janeiro de 2005

Bem-vindo à segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Knowing Knoppix (Conhecendo Knoppix) é um livro amigável à iniciantes para ajudar novos usuários com o live cd Knoppix. Bruno Torres conduziu uma entrevista com o líder do projeto Debian, Martin Michlmayr.

KDE 3.3 aceito na Testing. O gerente de lançamento Steve Langasek notou que o KDE 3.3 foi aceito na testing. Ele também expressou muitos agradecimentos a equipe do KDE pelos seus esforços para que isto acontecesse, e a Anthony Towns por lidar manualmente com o britney durante a transição. Esta transição fechou muitos bugs críticos ao lançamento antigos no sarge, além de muitos outros.

Instalações de Pacotes e Atualizações de Espelhos mais freqüentes. Ken Bloom perguntou se seria possível acelerar o processo de lançamento fazendo a rodada diária do arquivo (instalações de pacotes e pulsos de espelhamento) ocorrer mais que uma vez por dia, como sugerido por uma proposta de lançamento. Joey Hess notou que James Troup não declionou tal possibilidade. O Gerente de Lançamento Steve Langasek adicionou também que ter pulsos de espelho mais que uma vez por dia também afetaria a transição para a testing.

Suportando o Java Livre no Debian. Michael Koch considerou as implementações Java livre como estando em boa forma para rodar aplicações importantes e pediu que mais usuários trabalhem com elas e relatem bugs. Ele tem a impressão que muitas pessoas preferem usar implementações não-livres ao invés de relatar problemas com os pacotes livres. Para melhorar o suporte, as pessoas devem dar uma chance a Kaffe, SableVM, JamVM ou qualquer implementação JVM livre disponível no Debian.

Lidando com Blobs de Firmware. Matthew Garrett questionou como o projeto Debian vai lidar com os drivers do kernel que precisam carregar componentes não-livres somente-binários no hardware. Suas propostas incluem deixar os blobs firmware não-livres na não-livre, mas não forçar a migração dos drivers que precisam deles para a contrib. Steve Langasek afirmou que ele não tem problemas com um pacote do kernel que fornece alguns drivers que precisam carregar blobs de firmware do disco na seção principal.

Construindo Pacotes sem Ferramentas Auxiliares. Miriam Ruiz anunciou seu artigo sobre como construir um pacote Debian sem usar ferramentas auxiliares. Ela expliou que este não é uma prova para um modo fácil de manter pacotes, na verdade, é uma observação compreensiva no interior da construção de um pacote Debian.

Rudeza em Arquivos Changelog. Joey Hess apontou rudezas em dois arquivos changelog recentes e questionou se nós realmente precisamos ser tão mal comportados em nossos arquivos. Embora Steve Greenland concorde que este não é o lugar certo, ele também pode compreender a frustração com pessoas que dão nos nervos.

Documentação para Repositórios APT. Roberto Sanchez anunciou o APT howto que ele escreveu, já que nenhum dos outros documentos foi particularmente útil para ele. Ola Lundqvist adicionou que ao invés de fazer tudo manualmente, seria melhor usar o pacote debarchiver.

Propagação das Atualizações de Segurança para o Sarge. Joey Hess vêm fazendo relatórios semanais sobre os pacotes que contêm atualizações de segurança no sid mas ainda não propagaram para o sarge. Ele criou uma página de status compreensiva, que contêm a mesma informação além de bugs abertos para problemas de segurança conhecidos e não corrigidos.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 10 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 257 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Drew Scott Daniels, Martin Zobel-Helas, Tomas Pospisek, Alexander Schmehl, Drew Daniels e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.