Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 18 de Janeiro de 2005

Bem vindo à terceira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Roger So enviou um lembrete da Chamada para Artigos da Mini-Conf Debian na Ásia, que ocorrerá no final de fevereiro em Beijing, China. Jeroen van Wolffelaar compilou uma lista de pacotes na contrib que deveriam ser forçados no estágio "testing" da contrib. Ankit Malik listou dez modos de recompensar a comunidade do Software Livre.

Relatório Final da DebConf 4. Pablo Lorenzzoni anunciou o relatório final da Debian Conference do último ano, em Porto Alegre. O relatório é mais uma planilha e lista 163 pessoas que participaram desta conferência representando muitas equipes dentro do projeto Debian. Vários patrocinadores tornaram este evento possível, e os organizadores até documentaram coisas que podem ser melhoradas na próxima vez.

Desenvolvimento do dpkg. Scott James Remnant anunciou o ramo experimental do dpkg. Espera-se que este ramo tenha lançamentos bem rápidos, incorporando correções de erros e novos desenvolvimentos/recursos. Ele pode ser um pouco mais instável do que você pode estar acostumado. Planos de desenvolvimento estão documentados no wiki do dpkg.

Nova Política para Consultores Debian. Tobias Toedter propôs uma nova política sobre a adição de entradas à lista de consultores do Debian. A equipe dos consultores não chegou a um consenso sobre qual parte do endereço é mandatória. Além disso, uma discussão sobre porque o Debian está requisitando que os consultantes tenham um link para seu site foi iniciada.

Chamada de Artigos para a Mini-DebConf. Jonathan Oxer chamou palestrantes da próxima Miniconf Debian, que ocorrerá antes da Linux Conference Australia. Tópicos de apresentações devem estar relacionados diretamente ao Debian e voltadas para uma audiência técnica. As vagas de apresentação são de uma hora, com 45 minutos para apresentação, 10 para questões e 5 para troca de palestrante. No entanto, o formato é bem casual e relaxado, portanto qualquer coisa pode acontecer no dia.

Mantendo as Versões de Bibliotecas antigas intactas. Thomas Bushnell questionou como manter uma biblioteca antiga intacta e fornecer também uma versão mais nova. Santiago Vila propôs fazer um upload da versão antiga com um número de versão maior que o atual e a nova versão com um nome binário novo ajustado ao soname da biblioteca. Quando ambas as bibliotecas forem compatíveis, o pacote -dev antigo não é mais necessário e a biblioteca deve ir para a seção oldlibs.

Pacotes Binários de Arquiteturas Diferentes. Norbert Preining questionou se há suporte para colocar binários de várias arquiteturas e sistemas operacionais diferentes no mesmo pacote Debian. Steve Langasek explicou que o local proposto para arquivos de arquiteturas específicas seria uma violação do Filesystem Hierarchy Standard (FHS - Hierarquia Padrão do Sistema de Arquivos).

Desabilitando Serviçooss Daemon. Erik Schanze questionou como desabilitar a inicialização de daemons de forma que esta configuração seja mantida nas atualizações. Javier Fernández-Sanguino Peña referiu-se ao Securing Debian Manual onde é explicado que você deve deixar um link intacto.

Editando História? Frank Küster questionou se seria aceitável adicionar informações sobre bugs fechados em entradas de changelog antigas. Jeroen van Wolffelaar considerou ok corrigir e melhorar itens antigos. Ele adicionou que Branden Robinson melhora o arquivo changelog para poder procurar corretamente quando um certo bug foi corrigido.

Pacotes Essenciais para Construir Pacotes. Scott James Remnant questionou se o debhelper é ou deveria ser declarado essencial à construção, já que 92 % de todos os pacotes fonte o declaram como dependência de construção. Isto poderia remover uma grande quantidade das dependências com versão por um lado, embora pelo outro novas dependências com versão seriam introduzidas no build-essential quando novas versões do debhelper fossem necessárias para construir.

Turck-MMCache Indistribuível? Elizabeth Fong procurou conselhos, já que Andres Salomon relatou o Turck-MMCache como indistribuível. O software foi abandonado pelo desenvolvedor principal com um desenvolvedor (Debian) não-responsive, e desviado (fork). No entanto, sua licença (GPL) não é compatível com a licença do PHP4 contra o qual ele precisa ser ligado. Combinando-se, isto significa que o Debian não pode distribuir os pacotes binários do Turck-MMCache.

Licença do graphviz. Alguém questionou porquê o graphviz estava na não-livre, enquanto a licença em sua página fosse considerada livre pela FSF e pela debian-legal. Marco d'Itri apontou que o software foi re-licenciado recentemente. Andrew Suffield adicionou que a nova versão pode ir para a seção principal (main).

Debian From Scratch. Bruce Byfield escreveu uma introdução ao Debian from scratch (DFS - Debian do Começo). ela constitui-se em um CD inicializável e programas para gerá-lo. Por padrão, apenas pacotes centrais são instalados. DFS suporta a maior parte dos sistemas de arquivos, RAID e LVM2, e inclue vários edirores de partição que o tornam um CD de resgate útil.

Construindo o arquivo debian/copyright Corretamente. Jochen Voss questionou como escrever o arquivo debian/copyright corretamente. Henning Makholm explicou que todos os autores que clamam copyright em um arquivo fonte devem ser creditados no arquivo de copyright Debian, junto com a declaração de licença exata que eles publicaram. Ele adicionou algumas práticas de compressão para melhorar a legibilidade do arquivo.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 255 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.