Notícias Semanais Debian - 1 de Fevereiro de 2005

Bem-vindo(a) a quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Andreas Schuldei anunciou que o registro para a conferência Debian deste ano foi aberto. Og Maciel instalou o Debian pela primeira vez e achou que o modo expert foi apropriado, dando-lhe a oportunidade de responder a todas as 27 questões das quais somente uma fração seria exibida durante uma instalação normal.

Sala dos Desenvolvedores Debian na FOSDEM. Wouter Verhelst anunciou a programação de palestras para a sala dos desenvolvedores Debian durante a FOSDEM deste ano, que ocorrerá no final de fevereiro. As palestras cobriram o processo de lançamento, Debian embedded, o projeto Debian Women, o Hurd, controle de qualidade e mais.

Lidando com Dependências Ausentes. Frank Küster questionou por quê o manual da política Debian usa a palavra "deve" (should) e não "precisa" (must) quanto à necessidade de colocar dependências a pacotes que são usados nos scripts de manutenção. John Hasler adicionou que as palavras são usados para para distinguir o significado de vários conselhos. Jeroen van Wolffelaar explicou que o significado para o lançamento do sarge está definido na política de lançamento.

Guia de Empacotamento de Bibliotecas. Pierre Ancelot questionou por quê o guia de empacotamento de bibliotecas ainda não está integrado na referência dos desenvolvedores oficial. Andreas Metzler apontou que o guia já está citado na referência. Junichi Uekawa adicionou que este documento é mais uma recomendação que deve ser seguida caso não existam bons argumentos contrários.

Transição dos Pacotes relacionados ao MySQL. Steve Langasek discutiu uma transição tardia de pacotes ligados às bibliotecas MySQL. Anteriormente, o mantenedor do MySQL, desenvolvedores e outros trabalharam para corrigir a licença de modo que esta cumprisse as exigências do software distribuído pelo Debian. Andreas Metzler apontou que ainda há um problema de licença com pacotes que também estão ligados à biblioteca OpenSSL. Isto parece quebrar todo o plano.

Atualização do Woody para o Sarge? Henning Glawe notou que dependências circulares nào permitem uma atualização normal do woody para o sarge usando apt-get. A versão no sarge evita este problema aumentando o tamanho da lista de argumentos passada para o dpkg. Steve Langasek adicionou que as notas de lançamento recomendam o uso do aptitude para a atualização.

Script Gettext no Diretório para Binários. Jochen Voss notou que o pacote gettext instala um script shell no diretório /usr/bin sem permissões de execução. No Bug#284637, Bruno Haible explica que o objetivo deste script é ser incluído em outros scripts e precisa ser instalado neste lugar. Anthony Towns propôs adicionar a variável SOURCEPATH aos shells.

Nova Chave do Repositório Debian para 2005. Várias pessoas notaram problemas com o repositório Debian recentemente, como falhas do apt-secure. Steve Kowalik revelou que a chave do repositório para 2004 expirou e aparentemente o GnuPG falhou na criação de assinaturas, levando a arquivos vazios. Anthony Towns criou uma nova chave para o repositório e notou que já fazem praticamente quatro anos que o Debian começou uma cadeia de assinaturas, mas que ainda não é suportada nem mesmo pelo software padrão no Debian instável.

Festa de Caça aos Bugs. Frank Lichtenheld anunciou a próxima festa de caça aos bugs, que ocorrerá de 4 a 6 de fevereiro com cordenação do #debian-bugs em irc.debian.org. O número de bugs críticos ao lançamento está em cerca de 100 há vários dias. Os alvos serão pacotes que não possuem o texto da licença para a GNU FDL, bugs antigos e complexos, atualizações de QA (controle de qualidade) e trabalho em pacotes removidos.

Wishlist de palestras durante a DebConf 5. Lars Wirzenius ponderou sobre palestras que ele gostaria de ver na conferência Debian que ocorrerá no verão em Helsinki. Entre outras, a lista contêm palestras bem práticas como escrevendo boas páginas de manual, tutoriais e documentação, usando gettext, entendendo Unicode, adicionando testes a pacotes e identificando problemas de segurança.

Exclusão Temporária da Arquitetura mipsel. Steve Langasek informou aos desenvolvedores que a arquitetura mipsel será ignorada para a propagação de pacotes na testing. Isto é apenas uma medida temporária para permitir que algumas correções de erros críticos migrem para a testing. O porte terá a oportunidade de alcançar as outras arquiteturas antes do lançamento.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 241 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.