Notícias Semanais Debian - 15 de Fevereiro de 2005

Bem-vindo(a) a sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Profissionais do sistema legal da Austrália desenvolveram um novo sistema de informação judicial baseado em software livre e, particularmente, no Debian. Chris Halls anunciou pacotes preliminares para o OpenOffice.org 1.9.73 construídos com o JDK da Sun.

Gerenciamento de Contas Debian. Jörg Jaspert enviou um relatório de status sobre o trabalho dos DAMs (Debian Account Manager - Gerentes de Contas Debian). Ele espera limpar a fila até o mês que vem e também explicou as regras gerais para aceitar desenvolvedores novos. Desenvolvedores eméritos também precisam passar por um pequeno processo de novo mantenedor caso queiram se ativar novamente.

Artigo sobre o Debian-Installer na c't. Andreas Barth relatou que a revista alemã c't lançou um CD especial baseado no novo Debian installer. Joey Hess adicionou que o CD usa pré-configuração (preeseeding) para automatizar o processo de instalação. Martin Zobel-Helas encaminhou a conclusão de um artigo na revista iX da mesma editora que afirma que o debian-installer é um grande passo na direção certa.

Compreendendo os Scripts de Mantenedor. Margarita Manterola documentou a ordem na qual os scripts de mantenedor são chamados durante a manutenção dos pacotes e os parâmetros que eles recebem, já que é difícil seguir a documentação na política. Ela acompanhou o novo texto com alguns gráficos que várias pessoas acharam mais fácil de compreender que o texto puro da política.

DebConf5: Chamada para Artigos. Andreas Schuldei pediu artigos para a conferência Debian deste ano em Helsinki, Finlândia. Propostas serão aceitas até 15 de março de 2005 e devem ser enviadas online. A equipe de revisão irá decidir quais palestras serão aceitas até 1 de abril. Eles serão gravados, e talvez exibidos na Internet.

Comportamento Confuso do udev. Maykel Moya notou um diretório /.dev estranho e removeu seu conteúdo, tornando impossível iniciar seu sistema. Sam Morris explicou que quando o udev é inicializado, o /dev real é montado em /.dev para que ainda possa ser acessado. Este é o caso somente caso o diretório exista, portanto o ponto de montagem pode ser removido.

Configuração sob Controle de Revisão. Enrico Zini relatou ter colocado /etc/ sob controle svk, que é um sistema de controle de revisão distribuído baseado em subversion. Florian Weimer adicionou que o svk também suporta links simbólicos nativamente.

Ciclo de Pacotes Debian. Martin F. Krafft melhorou o gráfico da vida útil de um pacote Debian baseado no trabalho de Kevin Mark. ele explicou o caminho que um novo pacote segue no repositório Debian, bem como o caminho de pacotes atualizados e atualizações de segurança.

Computador Wayback do Debian. Martin 'Joey' Schulze relatou sobre o computador wayback para pacotes Debian que Fumitoshi Ukai (鵜飼 文敏) dipsponibiliza em snapshot.debian.net. Ele explicou que este se tornou um recurso muito útil para seu trabalho como membro da equipe de segurança, já que é possível comparar facilmente duas revisões antigas de um pacote com o utilitário interdiff.

Lidando com Devoluções em Listas de Discussão. Pascal Hakim discutiu como lidar com devoluções nos servidores de lista de discussão. Ele mencionou filtragem de mensagens no nível do SMTP para previnir spam e vírus, que não deveriam resultar em desinscrição. Entre outros problemas, listas ativas precisam ser tratadas diferentemente que listas menos ativas.

Mensagens Internacionais de Boas Vindas do Debian. Joey Hess agradeceu Christian Perrier por coletar arquivos de som de boas vindas que podem ser reproduzidas após a instalação em muitos idiomas. Christian usou estes arquivos como parte do Babelbox, um computador de demonstração que se re-instala automaticamente com um idioma diferente em cada iteração.

Branden deve concorrer para DPL? Branden Robinson está solicitando opiniões sobre se ele deve ou não candidatar-se novamente para as eleições do líder do projeto Debian. Antes de fazê-lo novamente, ele gostaria de ouvir 100 desenvolvedores suportando esta ação. Um página de wiki foi configurada para registrar as respostas. Até agora, 51 pessoas afirmaram seu suporte.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.