Notícias Semanais Debian - 22 de Fevereiro de 2005

Bem-vindo(a) à oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Manoj Srivastava anunciou que resta apenas uma semana para candidaturas para as eleições do líder do projeto. Para alcançar reconhecimento como padrão internacional, a LSB foi enviada à ISO/IEEE.

Tradução de Templates Debconf. Christian Perrier enviou informações sobre o status das traduções debconf no Debian. A maioria das templates debconf são atualmente gerenciadas pelo po-debconf, que torna mais fácil lidar com traduções. Há apenas 102 pacotes que não estão usando este utilitário. Ele pretende começar a fazer upload de não-mantenedor destes com suporte a traduções habilitado. Lucas Wall disponibilizou uma página de status para estes pacotes.

Autor do Moria Localizado. Robert Koeneke, o autor original do Moria (um jogo estilo rogue) contatou a debian-devel e ficou maravilhado em ver que ainda há pessoas jogando o jogo que ele começou a desenvolver a 20 anos atrás. Agora, ele está tentando re-licenciar o jogo sob a GNU GPL, o que ajudaria a migrar Moria, Angband e derivados para o repositório principal.

Papéis e Responsabilidades da Equipe FTPmaster. Matthew Garrett escreveu uma explicação do que os ftpmasters fazem, o primeiro de uma série de artigos sobre as várias equipes no Debian. Eles gerenciam o repositório mestre, adicionam e removem pacotes dele, e trabalham com os gerentes de lançamento para certificar que os arquivos estão no lugar correto do repositório. A equipe ftpmaster escreveu e mantém os scripts usados para automatizar muito disto. Eles tem que se preocupar apenas com o repositório mestre, a rede de espelhos é gerenciada pela equipe de espelhos.

Dependências Quebradas na Instável. Dan Jacobson questionou sobre as dependências quebradas que ele percebe de vez em quando. Colin Watson respondeu que este é o problema que a distribuição testing deveria resolver. Goswin Brederlow explicou que isto é causado por dependências com versões rígidas a pacotes binary-all.

Verificação de arquivos para Sarge? Andreas Barth mencionou que há uma possibilidade de ter o apt atualizado no sarge. Portanto, um pedido de ajuda foi enviado a todos os desenvolvedores que estão interessados em ter verificação automática de arquivos na próxima versão. Para alcançar tal objetivo, Florian Weimer criou um relatório de status detalhado.

Cálculo Automático de Dependências. Joel Aelwyn propôs a implementação de um dh_devincludes que calcularia as dependências corretas de bibliotecas de desenvolvimento de um dado pacote durante a construção. Ele questionou se dependências versionadas precisam de tratamento especial e se outras linguagens além do C devem ser suportadas.

Eliminando Arquiteturas? Em resposta a falhas de construção em algumas arquiteturas por falta de espaço em disco, a eliminação de algumas arquiteturas para o lançamento foi rapidamente sugerida . Goswin Brederlow afirmou que vários bugs foram encontrados durante os portes, melhorando o software, e Steve Langasek explicou isto em detalhes e perguntou onde exatamente o Debian gastou tempo.

Novo mplayer para o Debian. Andrea Mennucc anunciou o upload de novos pacotes do mplayer que devem satisfazer as necessidades do Debian. Os desenvolvedores resolveram os problemas de licença restantes nos últimos meses. O suporte a DeCSS também foi removido dos pacotes Debian por causa de problemas legais.

Problemas de Licença em Potencial no PHP. Martin 'Joey' Schulze citou partes das licenças PHP e questionou se o Debian pode nomear seus pacotes da mesma forma que os desenvolvedores originais. MJ Ray apontou que a frase relevante foi melhorada para o PHP4 e afirmou que ela não proibe o Debian de continuar a nomear os pacotes como PHP. No entanto, Steve Langasek explicou que o Debian realmente não tem permissão para fazê-lo.

Visibilidade do Debian em Expos. O projeto Debian anunciou sua presença em seis conferências e exibições: CONSOL na Cidade do Mexico (22 - 25 de fevereiro), FOSDEM em Bruxelas, Bélgica (26 - 27 de fevereiro), Asia Open Source Software Symposium em Beijing, China (28 de fevereiro - 4 de março), Chemnitzer Linux-Tage em Chemnitz, Alemanha (5 - 6 de março), CeBIT em Hannover, Alemanha (10 - 16 de março) e IT/Linux Days em Lörrach, Alemanha (11 - 14 de março). Várias palestras relacionadas ao Debian também serão feitas.

Gráfico de Status de Pacotes Debian. Wouter Verhelst ponderou se deve ou não continuar gerando gráficos de status de pacotes. Há um gráfico para cada endereço de e-mail de desenvolvedor que mostra a evolução do número de pacotes, bugs e o número médio de bugs por pacotes, por exemplo para o grupo de QA.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Pascal Hakim, Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.