Notícias Semanais Debian - 8 de Março de 2005

Bem-vindo(a) a décima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Vários desenvolvedores usaram o período de campanha da eleição deste ano para líder do projeto na lista debian-vote e pediram aos candidatos que clarificassem suas posições. John Goerzen anunciou que a SPI agora pode aceitar doações por cheque do Canadá.

Eleição do Líder do Projeto Debian. Anthony Towns, Jonathan Walther, Branden Robinson e Angus Lees também se candidataram para a eleição do líder do projeto, portanto os desenvolvedores podem escolher entre seis candidatos. O período de campanha irá até 21 de março. Helen Faulkner e Martin F. Krafft irão conduzir um debate IRC no dia 19 de março e pediu sugetões para questões que possam ser feitas aos candidatos.

A Família do Lançamento Debian. Jason Perlow explicou que o Debian não é apenas uma distribuição, é uma família de distribuições derivadas. Ele enfatizou que as pessoas não deveriam ter que instalar o Debian duas ou mais vezes no mesmo sistema. Ele continuou introduzindo várias distribuições que são derivadas a partir do Debian puro.

Suporte Asiático Melhorado. Duas companias asiáticas anunciaram o desenvolvimento conjunto de uma infraestrutura Debian GNU/Linux universal e a promoção da adoção de sistemas baseados no Debian nos mercados de Japão e China. "Na Ásia, especialmente Japão e China, o código aberto está ganhando grande publicidade e atualmente é bem recebido", disse Tetsuya Ueda, Presidente e CEO da VA Linux em Tóquio. Osamu Aoki (青木 修) adicionou que atualmente não há desenvolvedores asiáticos suficientes para desenvolver suporte asiático para as várias ferramentas e sistemas.

Encontro da Equipe de Lançamento. Steve Langasek relatou que os desenvolvedores relacionados ao processo de lançamento tiveram um encontro em Vancouver, graças ao patrocíno da NUUGF. Eles discutiram as necessidades de lançar o sarge, e começar as preparações para o lançamento do etch rapidamente.

Equipe do Líder do Projeto Debian. Jeroen van Wolffelaar anunciou o projeto Scud que consiste em alguns desenvolvedores que devem suportar o novo líder do projeto após a eleição. A idéia é liderar o projeto Debian com decisões melhores que as que um único indivíduo poderia fazer. Devido à diversidade da equipe, mas, ao mesmo tempo, o compromisso em cooperar e discutir modos possíveis de alcançar alguma coisa de forma construtiva, eles acreditam que poderão liderar bem o Debian.

Relatório de Status da Migração do APT. Florian Weimer enviou o primeiro relatório de status sobre a migração do APT 0.6 no sarge, que lista showstoppers e tarefas. Ele também pediu que voluntários instalem a nova versão, recompilem seu frontend favorito e relatem sucessos e problemas. A recompilação é necessária devido a alterações na interface binária exportada.

Geração Automática de Changelog com Subversion. Torsten Landschoff questionou se há alguma ferramenta que possa atualizar automaticamente o arquivo debian/changelog quando uma alteração é feita ao repositório Subversion. Joey Hess forneceu um script que usa partes do arquivo changelog para a mensagem de log.

Lidando com Problemas dos Buildds. Thomas Bushnell começou uma discussão sobre os problemas de construção da rede buildd, com relação ao novo pacote XFree86. Enquanto em uma arquitetura o problema é apenas falta de espaço em disco, o problema em outras arquiteturas é mais difícil. Steve Langasek pediu aos desenvolvedores que enviem uma mensagem para o administrador do buildd e para a equipe de lançamento nesses casos.

Codificação Adequada em Páginas de Manual. Eric Lavarde notou que aspas simples e hífens em páginas de manual nem sempre são o que deveriam. Em uma resposta, Clint Adams explicou quais caracteres usar como hífen e como sinal de menos. Adicionalmente, Adeodato Simó apontou uma forma de contornar o problema, descrita no pacote groff.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 25 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 225 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.