Notícias Semanais Debian - 15 de Março de 2005

Bem-vindo(a) a décima primeira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Sean Finney fez o upload da primeira versão do pacote dbconfig-common, que implementa uma interface geral de manutençao de banco de dados e deve ser usado por outros pacotes.

Chamada por Artigos para a DebConf 5. No dia 15 de março, a Chamada por Artigos para a DebConf 5 irá terminar. A lista de propostas contêm mais de 20 itens. O comitê de revisão irá tomar sua decisão até 1o. de abril. A conferência Debian é o evento mais importante no qual desenvolvedores Debian e usuários interessados se encontram para discutir sobre o projeto Debian e seu desenvolvimento. A DebConf deste ano ocorrerá em Helsinki, Finlândia.

Licença do Logotipo do Debian. Francesco Poli questionou se houve algum progresso na alteração da licença dos logotipos Debian para alguma licença livre recentemente. Martin Michlmayr respondeu que o conselho legal da SPI escreveu um acordo de designação de copyright e o artista do logotipo concordou em assiná-lo, e portanto passá-lo para a SPI. Quando isso estiver feito, a licença pode ser alterada.

Integração Automática de Armazenamento USB. Martin Dickopp desenvolveu um script que monta automaticamente dispositivos de armazenamento em massa USB quando eles forem conectados, e desmonta-os quando forem removidos. Ele mencionou que funcionalidade similar está inclusa no pacote pmount quando este for usado como parte do desktop junto com o gerenciador de dispositivos hal.

Licença para Documentação? Daniel Carrera questionou qual licença ele deve usar para documentação e teve a idéia de co-licenciar usando Creative Commons Attribution e GNU GPL. Gervase Markham pediu para não usar a GPL para documentação, já que ela não foi projetada para tal, mas admitiu que não há uma licença específica para documentação que seja considerada livre pelo o projeto Debian.

Gerenciamento de Chaves em Stick USB. David Härdeman ponderou sobre o melhor método de gerenciar chaves privadas (para SSH e GnuPG) em dispositivos de armazenamento USB. As chaves devem ser disponibilizadas automaticamente quando a chave for inserida. No final, ele melhorou um script de Sean Finney que usa um sistema VFAT com sistema de arquivos loopback.

Etiqueta nas Discussões da Eleição. Dado o grande número de candidatos a líder do projeto, Jeroen van Wolffelaar pediu a todos os candidatos que mantenham suas mensagens breves, se mantenham no tópico, cortem o texto respondido, alterem o assunto quando o conteúdo for alterado e sejam políticos. Comentários fora do tópico são mais adequados na lista debian-curiosa.

Status de Lançamento do Sarge. Steve Langasek enviou um novo relatório de status sobre lançamento do sarge. Uma modificação no servidor SSH no host wanna-build e em todos os buildds é necessária para lidar com a carga gerada pela nova fila testing-security. Depois desta alteranção, o repositório será congelado junto com o terceiro candidato a lançamento do debian-installer.

Proposta para Processamento da Fila NEW. Joey Hess propôs compartilhar o peso de procesar a fila de pacotes novos entre mais pessoas, e não apenas os ftpmasters. Pacotes poderiam ser enviados para uma fila nova pública alternativa, de modo que mais desenvolvedores poderiam revisar os pacotes e re-enviar o arquivo .changes re-assinado para a fila principal. Uma vez que um pacote tenha sido aceito por desenvolvedores suficientes. ele poderia ser processado automaticamente pelo mantenedor do repositório.

Debate IRC das Eleições para Líder do Projeto . Martin F. Krafft anunciou que o debate para a eleição do líder do projeto ocorrerá quarta-feira, 16 de março, as 06:00 UTC na rede IRC Freenode (irc.debian.org). Ele usará quatro canais IRC, cujos logs serão disponibilizados depois do debate.

Planos de Lançamento Pós-Sarge. Steve Langasek anunciou planos para o lançamento após o sarge que incluem dividir o repositório Debian em um componente regular e um de segunda classe com arquiteturas usadas menos freqüentemente. Isto deve reduzir o espaço para espelhamento e o tempo necessário para manter a testing em forma, já que ela conterá menos arquiteturas.

Mini-Conf Debian Asiática de 2005. A primeira Mini-Conf Debian Asiática foi feita com sucesso como parte do 5th Asia Open Source Software Symposium em Beijing, China. A Sun Wah Linux gentilmente patrocinou o encontro e convidou vários desenvolvedores ao redor do mundo para participarem e fazerem palestras. O encontro também ajudou com a integração entre comunidades Debian em China, Taiwan e Hong Kong, como a ressureição do canal Debian chinês #debian-zh e alguma cooperação em trabalhos de tradução.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 223 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Manuel Romero Velázquez, Carlos Z.F. Liu e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.