Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 5 de Abril de 2005

Bem vindo a décima quarta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Um live CD do Hurd viu a luz recentemente para qualquer um que queira tentá-lo sem instalar o sistema. Noèl Köthe relatou durante a exibição CeBIT que algumas agências do governo alemão migraram para o Debian recentemente. Kenshi Muto gravou uma instalação do Debian sarge que pode ser assistida usando telnet.

"Use the Source, Luke" (Use o Fonte, Luke). John Goerzen propôs uma solução centrada nos fontes para solucionar o problema de manter todas as arquiteturas em sincronia e poupar espaço em disco nos espelhos. Wouter Verhelst apontou que uma das vantagens chave do Debian é que você não precisa esperar algo ser construído antes de usá-lo. A proposta tornaria o debian em uma segunda distribuição Gentoo.

Por que Suporte a Firewall? Thomas Bushnell questionou por quê o porspecto de Vancouver listou suporte a firewall como um requisito essencial antes que um porte possa ser suportado por um lançamento. Joel Aelwyn explicou que provavelmente o buildd precisa poder rodar uma firewall por si mesmo para operar em um ambiente hostil como a Internet.

Emulando Arquiteturas. Gunnar Wolf propôs emular arquiteturas mais lentas em computadores mais rápidos usando algum dos muitos emuladores no Debian. Peter De Schrijver adicionou que cross-compilação com o distcc ou scratchbox seria ainda mais rápido, e o buildd ainda seria executado na arquitetura alvo e poderia executar os programas novos criados.

Suporte Melhorado para Ambientes chroot. Jorge deLyra propôs adicionar suporte melhorado aos ambientes chroot nos scripts de inicialização para que daemons não sejam inicializados dentro destes. Henning Makholm falou para ele escrever um script policy-rc.d adequado para o ambiente chroot, procedimento este documentado em /usr/share/doc/sysv-rc/README.policy-rc.d.gz.

Suportando as Funções de inicialização LSB? Thomas Hood questionou se o Debian deveria suportar o uso de funções de script de inicialização LSB. Javier Fernández-Sanguino Peña adicionou que atualmente os scripts diferem muito. Ao contrário da crença comum, a saída dos scripts de inicialização pode ser logado, conforme foi notado por Wouter Verhelst .

Razões para Remoção de Pacotes. Frank Küster questionou como pode-se encontrar a razão pela qual um pacote foi removido da distribuição testing. Jeroen van Wolffelaar admitiu que a informação realmente ainda não está disponível. No futuro, a nova lista debian-testing-changes deve ser usada para tais informações.

Grande Falha da Infraestrutura Debian. James Troup anunciou problemas graves em um dos servidores do Debian. Depois que ficou evidente a corrupção extensiva de dados em uma partição, o computador foi retirado da rede. Alguns serviços foram movidos e restaurados depois disso, mas os desenvolvedores ainda precisam verificar os arquivos em seus diretórios home. Por causa disto, esta edição não pode ser lida na web ao mesmo tempo em que pode ser lida por e-mail.

Informações do Status do Lançamento. Andreas Barth enviou mais informações sobre o lançamento do sarge. Ele adicionou um último chamado por voluntários em manter o caminho e o patch de atualização para 80386, caso contrário esta sub-arquitetura deverá ser completamente descartada. Ele também antecipou um congelamento da testing em breve, assim que a arquitetura arm alcançar as demais.

Um Projeto Debian mais Amigável? Hanna Wallach escreveu um essay sobre tornar o Debian um lugar mais amigável para ambos homens e mulheres. Surpreendentemente, muitos homens participam do projeto Debian Women por causa de uma atmosfera muito mais positiva, acolhedora e amigável que em outros locais do Debian.

Ajudando a Equipe GNOME. Jordi Mallach pediu ajuda para as pessoas que possam ler, testar e comentar sobre a validade de bugs enviados contra vários pacotes do GNOME. O empacotamento do software não é um grande problema, a não ser quando há atualizações e transições difíceis. Lidar com o grande número de relatórios de erro, no entanto, é difícil.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 8 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 224 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.