Notícias Semanais Debian - 3 de Maio de 2005

Bem-vindo(a) a décima oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Como uma dica sobre a fila funcional para a testing, o primeiro pacote foi colocado diretamente na testing. Muitos apreciaram que uma grande parte da fila NEW já foi, finalmente, processada. No entanto, Anand Kumria sugeriu que os pacotes devem ser enviados ao comitê técnico quando uma decisão não for tomada dentro de dois meses.

Encontro da Equipe de Liderança. Andreas Schuldei enviou a ata do encontro da equipe de liderança da última semana, na qual ele foi apontado como secretário. Os tópicos discutidos durante o encontro foram um endereço de contato, fundos, em particular para participar da aKademy 2005, e um novo nome. Além disso, eles irão convidar Benjamin Hill para se unir a equipe.

Lidando com falhas de projeto de aplicações PHP. Martin Schulze perguntou sobre as aplicações PHP que tem arquivos de inclusão não-silenciosos colocados no diretório web. Tais arquivos são acessíveis via HTTP e podem ser usados para ataques de script cross-site ou divulgar informações de modo não-intencional. Henrique Holschuh adicionou que os arquivos de configuração devem residir em /etc e não devem ser accessíveis de fora.

Notícias sobre o Lançamento do Sarge. Andreas Barth enviou mais um relatório de status sobre o lançamento do sarge. A infraestrutura para testing-security já está mais ou menos pronta e dois buildds ARM novos foram adicionados. Ele notou explicitamente que todos os pacotes no sarge devem construir a partir do fonte. Ele também pediu que não sejam enviadas grandes alterações que poderiam causar problemas no sarge para a instável.

Site sobre Administração Debian. Steve Kemp enviou uma atualização para seu site sobre administração Debian. Agora, o site está obtendo cerca de 2.500 visualizações de artigos por dia. Algumas das dicas e truques sobre a manutenção de computadores Debian que apareceram originalmente em inglês já foram traduzidas em Polonês e Turco. O site também está sindicalizado para usuários de RDF.

Notícias sobre a Conferência Debian. Andreas Schuldei anunciou a lista final de palestras para a conferência e relatou que o Debian recebeu mais que € 100,000 de doações. Como novidade neste ano, a equipe do Debian irá apresentá-lo para os nativos um dia antes da conferência. Ele encoragou os participantes a usarem o encontro para trabalharem juntos com os outros desenvolvedores cara-a-cara.

Política para Implementações Scheme. Jorgen Schäfer relatou que o processo Scheme Requests for Implementation (Requerimento de Implementações Scheme) está tentando padronizar os nomes de interpretadores para scripts Scheme. Como isto introduz um conflito de nomes se duas implementações de Scheme quiserem suportar este esquema, ele propôs uma política scheme para o Debian que dite que o nome do interpretador seja gerenciado pelo update-alternatives.

Estado do Debian. Linux Weekly News relatou sobre a palestra de Bdale Garbee's na mini-conferência Debian deste ano na Conferência Linux Austrália. Ele falou sobre como a liderança funciona no Debian e apresentou a equipe de liderança do projeto (SCUD). Ele também passou por cima de uma proposta para substituir o DPL por uma diretoria eleita. Para tal, no entanto, seria necessária uma emenda à constituição Debian. A idéia ainda está em estágio inicial, e será discutida mais profundamente na Conferência Debian deste ano em Helsinki, Finlândia.

Final de Semana Prolongado de Caça aos Bugs. Frank Lichtenheld anunciou o final de semana de caça aos bugs de 5 a 8 de maio. Ele já começará na quinta-feira, pois em muitos países este dia é um feriado. Depois que todos os bloqueadores do congelamente parecerem eliminados, será hora de trabalhar nos bloqueadores do lançamento remanescentes. Ele pediu que os desenvolvedores também trabalhem em bugs de segurança importantes, além dos bugs críticos ao lançamento.

Encontro da Equipe de Lançamento. Andreas Barth enviou uma ata do encontro da equipe de lançamento no qual o lançamento do sarge foi discutido. Eles concluíram que o congelamento já pode entrar em efeito agora. Quando o repositório estiver congelado, a equipe de lançamento aceitará correções para bugs importantes ou superiores, atualizações de documentação e l10n através da instável. Através da testing-proposed-updates, serão aceitas apenas correções para bugs críticos ao lançamento, atualizações de documentação e l10n.

Aplicações Web no Debian. Após uma discussão sobre aplicações PHP e devido ao grande número de pacotes de aplicações web, Neil McGovern pediu uma lista de discussão para lidar com tais tópicos. Alexis Sukrieh também gostaria de extender o Manual de Políticas Debian com relação a aplicações web. Pascal Hakim finalmente criou a lista.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 5 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 228 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidoss. 5 pacotes foram removidos so repostório Debian durante as últimas semanas:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.