Notícias Semanais Debian - 12 de Julho de 2005

Bem-vindo(a) a vigésima oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Bill Allombert pediu a portadores do arm que suportem o porte ARM do Debian. Como a Conferência Debian deste ano está ocorrendo agora, o Debian Planet tem muitas informações dos desenvolvedores participantes.

Versão da LSB a support? Andreas Barth questionou qual versão da Linux Standard Base (LSB - Base Padrão do Linux) a versão etch deve suportar. Matt Taggart gostaria de suportar a LSB 3.0, que requer uma glibc mais nova e também pode exigir algumas adaptações no X.Org, mas ambos serão necessários de qualquer forma. Para realizar estes trabalhos, Dave Neil iniciou uma discussão sobre quem está trabalhando onde.

GCC 4.0 e alteração da ABI C++. Matthias Klose anunciou o início da transição GCC e C++. O GCC 4.0 agora é o compilador padrão na instável, e os desenvolvedores devem atualizar seus ambientes de construção adequadamente. Os desenvolvedores são aconselhados a não enviarem nenhum código C++ que tenha uma dependência de construção contra bibliotecas escritas em C++ que ainda não tenham sido convertidas para a nova ABI (Application Binary Interface - Interface binária com a aplicação) C++.

Atualização da Lista de Consultores Debian. Thomas Huriaux apontou que vários consultores Debian ainda não responderam uma mensagem "ping" por e-mail, apesar de serem obrigados a responder dentro de quatro semanas de acordo com a nova política de consultores Debian. Eles serão removidos da lista caso não respondam.

Estado do Ada no Debian. Ludovic Brenta relatou sobre seus 18 anos de manutenção de muitos pacotes Ada e pacotes relacionados no Debian, e que está precisando de um novo sponsor. Ele também escreveu um rascunho de política para pacotes Ada que deve garantir que todos os pacotes Ada usem a mesma ABI e funcionem bem em conjunto, especialmente as bibliotecas.

Pacotes Dummy para Transição e o Campo Replaces. Margarita Manterola questionou o que fazer para evitar pacotes dummy. Estes ajudam na atualização de pacotes para pacotes diferentes. A alternativa é o uso das configurações Replaces (substitui) e Conflicts (conflita). Simon Richter explicou como este mecanismo deveria funcionar em um dist-upgrade.

Dependências Circulares. Bill Allombert quer remover as dependências circulares, já que elas causam problemas durante atualizações. Robert Lemmen criou um sumário das dependências circulares atuais. Colin Watson adicionou que o dpkg qubrará laços e que pre-depends (pré-dependências) melhoram o problema.

Removendo Pacotes órfãos antigos? Frank Lichtenheld preparou uma lista de pacotes que estão órfãos há mais de um ano, sem que ninguém tenha tomado sua manutenção. Muitos destes pacotes não são usados. Martin Michlmayr adicionou mais pacotes órfãos à lista. Todos eles estão planejados para remoção da distribuição em breve.

Removendo Documentação não-livre. Frank Lichtenheld planejou a organização da remoção de documentação não-livre do Debian. No entanto, ainda não há uma linha do tempo de quando ele enviará relatórios de erro. Ele também propôs a utilização de uma linha de assunto especial na qual a licença usada é marcada para facilitar o reconhecimento de tais bugs.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 222 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Filippo Giunchedi e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.