Notícias Semanais Debian - 19 de Julho de 2005

Bem-vindo(a) à vigésima nona edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Quando esta edição for lançada, a conferência Debian (Debconf) deste ano, na Finlândia, terá sido encerrada. cerca de 270 pessoas se juntaram para quase três semanas em Helsinki, formando uma bela foto grupal. Durante a conferência, o Alioth foi atualizado para o Debian Sarge, processo que também trouxe várias melhorias.

Planos para novos CDs Debian. Steve McIntyre sumarizou os objetivos e planos da próxima versão do debian-cd. O gerenciamento de tarefas e dependências precisa ser melhorado. Eles querem melhorar o layout do código para que os pacotes sejam copiados mais rápido e para simplificar a tarefa de criar layouts diferentes, como multi-arch ou binários/fontes combinados.

Informações sobre o Estado do Debian GNU/Hurd. Michael Banck relatou que o Debian GNU/Hurd está vivo e prgredindo, embora possa utilizar mais alguma ajuda. Cerca de 40 % de todos os pacotes Debian estão construídos para o Hurd e um buildd está aguardando inclusão no sistema de repositórios. Os pacotes centrais são mantidos por uma equipe, e a coordenação deste porte é organizada através do Alioth.

Atualizações de Bibliotecas para a Alteração da ABI C++. Steve Langasek explicou que as bibliotecas C++ tem que ser renomeadas sem alteração de soname durante a transição para o GCC 4.0 com uma interface binária de aplicação (ABI) diferente. Ele também alertou aos desenvolvedores para que não enviem bibliotecas antes que as bibliotecas C++ nas quais elas dependem tenham feito a transição com sucesso e sido construídas em todas as arquiteturas.

Expandindo a Equipe de Lançamento. Andreas Barth está procurando novos asistentes de lançamentos para distribuir melhor o trabalho durante o ciclo de desenvolvimento do etch, que acabou de começar. Aplicantes precisam ser desenvolvedores Debian, ter muito tempo livre para dedicar, ter trabalhado com QA (Garantia de Qualidade) e compreender programação e linguagens de script em geral, além de empacotamento Debian. Ele também enfatizou que está é uma posição de trabalho duro.

Gerenciando Distribuições e Versões. Colin Watson anunciou uma modificação de larga escala ao Sistema de Gerenciamento de Bugs, que permite marcar quais versões e distribuições são afetadas por um bug em particular. Relatantes agora podem adicionar a versão particular a qual um bug se aplica, e fechar bugs com relação à versões específicas. Como resultado, o significado das tags específicas às distribuições foi alterado.

Mantendo Pacotes Órfãos. Raphaël Hertzog propôs a manutenção dos pacotes órfãos com base de usuários pequena no Alioth e dar acesso de escrita aos interessados neles, mesmo que eles não queiram se tornar mantenedores oficiais. Basicamente, ele gostaria de começar uma força tarefa de QA que mantenha ativamente tais pacotes em conjunto com várias fontes externas.

Grupo de Impressão Debian. Roger Leigh propôs a formação de um grupo de impressão dentro do Debian para coordenar os vários pacotes de impressão. Devido às numerosas formas de configurar um sistema de impressão funcional, bugs de um pacote freqüentemente estão em pacotes interdependentes. Como resultado, a lista debian-printing foi criada.

Alteração da Configuração Padrão do SSH. Marco d'Itri notou que a configuração padrão do HashKnownHosts foi configurada para yes no sid, o que resultou em todos os novos endereços serem "hasheados". Eles não são mais legíveis para humanos. Florian Weimer adicionou que esta configuração reduz a possibilidade de worms abusarem do arquivo known_hosts. Colin Watson citou a documentação do ssh-keygen, que irá ajudar a remover as entradas antigas.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes novos ou notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, nos ajude a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem o que está acontecendo. Veja nossa página de contribuição para descobrir como ajudar. Nós estamos esperando ansiosamente receber sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.