Notícias Semanais Debian - 27 de Setembro de 2005

Bem-vindo(a) à trigésima nona edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Ben Hutchings anunciou a disponibilidade de DVDs de vídeo das palestras da DebConf. Houve um esforço para converter o conteúdo do Wiki antigo para o novo Debian Wiki.

Coletando Dados de Inicialização. Jorg Sommer quis saber onde no sistema de arquivos um substituto do init pode armazenar seus dados. Martin Krafft sugeriu manter os dados na memória e colocá-los em um arquivo no final do processo de inicialização. Posteriormente, Jörg explicou que os dados serão armazenados temporariamente em /run e movidos para o destino final.

Duplicação da biblioteca GL. Michael Biebl questionou por que ambos X.Org e Mesa fornecem implementações GL/GLU como bibliotecas e se há alguma tentativa de migrar para apenas uma delas a longo prazo. Marcelo Magallon explicou os conteúdos dos pacotes afetados e que o usuário deveria saber de qual driver ele precisa.

Suporte para a Libc Versão 5. Jeroen van Wolffelaar questionou até quando os antigos pacotes libc5 precisam ser suportados pelo Debian, já que a libc6 foi lançada a 7 anos atrás e o projeto Debian não oferece suporte a segurança para eles. Roger Leigh adicionou que a distribuição Debian é a única que ainda distribui pacotes binários da libc antiga e sugeriu sua remoção.

Erros de Empacotamento Comuns. Lars Wirzenius relatou sobre erros de empacotamento freqüentes que ele notou durante a execução do piuparts no repositório. Estas execuções ajudam a identificar arquivos que não estão inclusos nos pacotes mas também não são removidos durante a instalação ou remoção de pacotes. Eles também são capazes de detectar chamadas a programas externos dos quais os pacotes não dependem adequadamente.

Porte Debian OpenSolaris? Andreas Schuldei encorajou os desenvolvedores a tomarem parte nas discussões sobre a licença do OpenSolaris com relação ao porte Debian. A licença atualmente não é aprovada pelo Debian devido à sua cláusula de escolha de venue.

Problemas de Licença NTP. Nathanael Nerode descobriu vários pedaços de código com licenças diferentes no pacote ntp. Alguns deles não parecem ser distribuíveis pelo Debian. Bdale Garbee identificou os problemas e propôs a remoção do código questionável do pacote.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 188 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino e Marco Carvalho.