Notícias Semanais Debian - 4 de Outubro de 2005

Bem-vindo(a) à quadragésima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Donald Feinberg, vice-presidente da Gartner previu o final do Unix em 10-15 anos e a ascensão do GNU/Linux. O Debian GNU/Linux é usado como servidor rodando vários produtos de código aberto para análises no Australian Taxation Office (Escritório de Arrecadação Australiano).

Acompanhamento do Status de Questões da Equipe DPL. Andreas Schuldei anunciou uma página Wiki para manter a transparência da equipe scud, já que eles não tiveram encontros formais com atas por muito tempo. A lista inclui fundos, hardware e pedidos de hosting, questões de comunicação e mais.

Alteração na Equipe de Lançamento. Colin Watson anunciou sua resignação da equipe de lançamento devido a limitações de tempo. Para que a equipe de lançamento se beneficie de sua experiência, ele irá permanecer na equipe, mas apenas como engenheiro. Um novo gerente de lançamento será adicionado em breve à equipe para para preencher o cargo.

Pacotes Prospectivos e que Precisam de Trabalho. David Moreno Garza relatou que, no total, 979 bugs wnpp foram fechados em várias investigações. Pedidos por pacotes e intenções de enviar pacotes com mais de um ano e sem atividades significativas foram removidos por esta ação. Ele irá repetir o processo automaticamente no futuro.

Introdução à Rede com Debian. Steve Kemp escreveu uma introdução básica sobre a configuração de redes com o Debian GNU/Linux. O artigo inclui configurar o hostname e endereço IP, configurar DNS, dá uma pequena introdução sobre roteamento e explica a procura (lookup) de hostnames.

Novos Pacotes teTeX 3.0 para o Debian. Frank Küster anunciou que uma nova versão maior do teTeX será enviada para a unstable quando transições de bibliotecas voltarem a ser permitidas. Ele pediu aos desenvolvedores de pacotes relacionados ao teTeX que testem estes com a nova versão do teTeX para evitar problemas futuros.

Arquivo de Encontros Debian. Holger Levsen anunciou um arquivo permanente de encontros Debian, contendo arquivos de áudio e vídeo, além de slides e exemplos de códigos dos vários encontros Debian na vida real. Ele atualmente hospeda vídeos e slides do encontro do Debian QA em Darmstadt, vídeos da conferência Debian deste ano em Helsinki e slides do Debian Day na LinuxTag deste ano em Karlsruhe.

Resumo do Encontro da Equipe de QA em Darmstadt. Andreas Barth relatou sobre o produtivo encontro da equipe de QA (Quality Assurance, Controle de Qualidade) em Darmstadt, Alemanha. Resultados importantes incluem a remoção de arquivos muito antigos e não utilizados. Também houve discussões sobre como auxiliar contribuidores externos e como tornar os pacotes mais independentes entre si usando plugins com interfaces estáveis.

Excluir Kernels não-SMP para IA64? Dann Frazier questionou se imagens de kernel para máquinas IA64 sem multiprocessamento simétrico (SMP) pode ser removido da distribuição. Ele afirmou que todas as máquinas IA64 atuais no mercado tem capacidades SMP. Suportar tais máquinas é difícil por não parecerem receber muita atenção dos desenvolvedores.

Planet Debian contra Listas de Discussão. Wolfgang Borgert questionou como filtrar informações importantes sobre o desenvolvimento do Debian do Planet Debian. Margarita Manterola afirmou que é uma parte da essência dos blogs declarar opiniões sem ser facilmente "flamed" por isso como em uma lista de discussão. Ela também concordou que informações importantes de desenvolvimento devem ser compartilhadas nas listas.

Futuro do Porte S/390. Gerhard Tonn relatou que não poderá mais trabalhar no porte S/390 e está procurando por um sucessor que esteja disposto a tomar a administração dos servidores buildd, analisar falhas de construção e trabalhar na requalificação do porte para o lançamento do etch. Bastian Blank garantiu sua disposição de tomar o porte.

Arquivos de Dispositivo de Eventos de Entrada Especiais. Frank Lichtenheld questionou o pbbuttonsd deve lidar com mais que os quatro arquivos de dispositivos de eventos que são criados automaticamente pelo makedev. Marco d'Itri sugeriu simplesmente educar os usuários se eles ainda não estiverem usando udev. Christoph Hellwig, no entanto, afirmou que o makedev deveria criar todos os 32 nodos de dispositivo.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 6 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 191 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 33 pacotes foram removidos do repositório Debian durante as duas últimas semanas:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin Zobel-Helas e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino e Marco Carvalho.