Notícias Semanais Debian - 11 de Outubro de 2005

Bem-vindo(a) à quadragésima primeira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O Georgia Tech Marine Robotics Group (Grupo de Teconologia Marinha Robótica de Georgia) construiu um veículo subaquático com o Debian como sistema operacional base. Matt LaPlante começou uma série de artigos que descrevem a instalação e configuração de uma firewall baseada no Debian, incluindo DHCP, DNS, serviços de proxy e DNS dinâmico.

Infraestrutura de Segurança Debian. O projeto Debian anunciou que a rede de segurança foi melhorada separando-se a interface pública para um novo host. Este era um passo necessário depois que um alerta fez a banda de saída do servidor antigo ser totalmente saturada recentemente. Dois outros foram adicionados posteriormente.

Lidando com Spam no Wiki. Carlos Parra Camargo notou que várias páginas no Wiki antigo foram indevidamente alteradas por um usuário e restauradas para sua última revisão. Riku Voipio apontou as instruções sobre como lidar com spam no Wiki.

Atualizações de Segurança para Mozilla e Amigos. Com o DSA 810, a equipe de segurança anunciou que os problemas em Mozilla, Firefox, Galeon e Thunderbird tem que ser corrigidos mais ou menos usando a versão nova mas mantendo o número de versão antigo. Graças ao trabalhofeito por Eric Dorland e Alexander Sack isto ainda não trouxe os problemas que já eram esperados.

Revivendo a FAQ do Debian. Javier Fernández-Sanguino Peña pediu ajuda para manter a Debian FAQ. Junto com Santiago Vila, ele limpou várias seções, porém mais melhorias são necessárias. Osamu Aoki (青木 修) adicionou que o escopo da FAQ deve ser limitado a respostas rápidas e indicar outros documentos para detalhes.

Informações de Contas Através de Chroots. Rob Browning questionou como configurar vários ambientes chroot para que os bancos de dados de contas continuem sincronizados com o sistema que os hospeda. Backend LDAP, schroot e bind mounts foram mencionados. Daniel Jacobowitz apontou para seus esforços no shadow etc implementado com ajuda do fuse, o sistema de arquivos em espaço do usuário.

Mantendo Patches Debian Locais. Sylvain Beucler questionou se há um mecanismo para manter patches locais aplicados a pacotes Debian mesmo após uma atualização. Francesco Lovergine apontou o apt-src, que é capaz de fazer parte do trabalho. Paul Hampson explicou que usar um número de versão razoável irá fazer o apt-get não atualizar o pacote a partir da fonte Debian.

Blacklists do Hotplug Obsoletas. Marco d'Itri relatou que o novo subsistema hotplug e coldplug que foi integrado no udev não pode mais lidar com as blacklists antigas de módulos, podendo lidar apenas com as suas. Poesteriormente, ele adicionou ter implementado suporte a arquivos supridos pelo usuário em /etc/hotplug/blacklist.d/ no modprobe.

Porte ARM Big Endian. Lennert Buytenhek anunciou a intenção de trabalhar em um porte ARM big endianpara dispositivos de consumo como o Linksys NSLU2 ou o Synology DS101. Wouter Verhelst ofereceu sua ajuda para manter um daemon de construção na rede de buildds secundários.

Licença do Projeto de Documentação Linux. Francesco Poli discutiu a liberdade da versão 2 da Linux Documentation Project License. Matthew Garrett respondeu positivamente e apontou que apenas o teste do dissidente, como é chamado, é um problema, já que a pessoa que está fazendo alterações precisa ser identificada.

Handbook Debian do Kernel Linux. Jurij Smakov e outros publicaram o handbook Debian do Kernel Linux, que irá ajudar a documentar detalhes internos do processo de construção do kernel Linux no Debian. O documento ainda é um trabalho em progresso com muitas seções ausentes, mas é um passo gigantesco na direção certa.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 8 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 199 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 17 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Marc Haber e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.