Notícias Semanais Debian - 22 de Novembro de 2005

Bem-vindo(a) à quadragésima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Nathanael Nerode observou que as bibliotecas C++ novas não estão transicionando para a testing devido ao upload de pacotes dependentes e pediu aos mantenedores que evitem fazer o upload de pacotes dependentes que contribuam para o problema. Guillem Jover propôs dividir as linhas de dependência nos arquivos de controle fonte para melhorar a legibilidade. Andreas Tille relatou sobre um Live CD livre direcionado para crianças.

Modificação na Biblioteca C++ Padrão. Matthias Klose anunciou que o alocador de memória na biblioteca C++ padrão será alterado, e portanto vários pacotes, dos quais ele incluiu uma lista, precisarão ser reconstruídos. A biblioteca será atualizada por novas versões dos pacotes gcc-3.4 e gcc-4.0. Mantenedores podem ter que renomear os pacotes binários para refletir a nova dependência.

Abertura de Mensagens Privadas. Anthony Towns propôs uma resolução geral para abrir os arquivos da lista debian-private para o público após três anos. Uma equipe de abertura deve ser delegada para extrair informações financeiras sobre indivíduos e mensagens sem relevância histórica. Autores e receptores devem ter um período para comentar sobre a publicação.

Delegações do Líder do Projeto. Branden Robinson criou um documento explicando como o trabalho de delegação do líder do projeto funciona. A constituição sugere que podem haver outros poderes que o líder do projeto não pode manter diretamente, que eles precisam delegar. Se uma decisão em particular for delegada, o líder do projeto não pode retomar a responsabilidade da decisão para si, mas pode redelegá-la para alguma outra pessoa.

Pesquisa de Pacotes Debtags. Enrico Zini anunciou um mecanismo experimental para pesquisa de pacotes Debian baseado nas informações do debtags. A pesquisa começa com uma procura por texto normal, e então continua com as categorias. Como é um protótipo, o mecanismo atual é lento.

LCA05: Chamado para Apresentações. Matthew Palmer chamou por apresentações para a pequena conferência Debian nos dias 23 e 24 de janeiro de 2006, que antecederá a Linux Conference Australia. Os tópicos devem ser relacionados ao Debian e podem ser uma apresentação normal, discussão, tutorial ou uma história de grande sucesso.

Testes Automatizado para Pacotes. Ian Jackson propôs uma interface para pacotes descreverem testes incluídos que podem ser executados automaticamente. Isto pode ajudar a encontrar digressões em versões mais recentes do pacote. O formato deve ser compatível com o estilo do RFC822 e também deve descrever limitações e efeitos colaterais.

Visão Geral dos Pacotes do Desenvolvedor Debian. Christoph Berg anunciou novos recursos da página de visão geral dos pacotes. Pacotes arbitrários podem ser adicionados à página, o sistema pode ser configurado para exibir seções adicionais definidas pelo usuário, versões enviadas recentemente são exibidas e os dados do popularity contest (concurso de popularidade) também foram incluídos.

Não há mais Arquivos Packages Descompactados. Ian Bruce notou que o repositório de pacotes Debian não fornece mais arquivos Packages descompactados. Jörg Jaspert explicou que esta alteração já foi anunciada três anos atrás. Goswin Brederlow adicionou que o apt da experimental pode usar os arquivos diferenciais fornecidos recentemente.

Atualizações Automáticas de Arquivos no Alioth. Frank Küster questionou como arquivos no Alioth podem ser mantidos atualizados com o repositório Subversion e já propôs o uso do post-hook. Enrico Zini explicou seu método para atualizar as páginas web usando um gatilho de e-mail e uma área de checkout anônima.

Descrições para Pacotes Meta e Dummy. Enrico Zini pediu descrições consistentes para pacotes meta e dummy, para que eles não sejam errôneamente marcados e gerenciadores de pacotes futuros possam lidar com eles adequadamente. Um meta pacote é usado para obter outros pacotes. Um pacote dummy, ao contrário, é usado para atualizações suaves de pacotes e podem ser removidos posteriormente com segurança.

Status da Licença PHP.. Jeremy Bouse pediu esclarecimentos sobre as licenças PHP, no que diz respeito à se elas se qualificam ou não como livres, já que muitos pacotes PEAR as utilizam. Steve Langasek explicou que as licenças em si são consideradas livres, porém não são adequadas para qualquer coisa além do PHP.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 201 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 35 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Augusto Cezar Amaral e Marco Carvalho.