Notícias Semanais Debian - 29 de Novembro de 2005

Bem-vindo(a) à quadragésima oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Andreas Schuldei enviou um lembrete da chamada por artigos da Debconf. Martin Krafft anunciou uma festa de caça aos bugs que durará até 14 de dezembro e recompensará 25 caçadores com um livro.

Possível Transição da Biblioteca Freetype. Steve Langasek relatou que a libfreetype provavelmente precisará de uma transição, devido a alterações do desenvolvedor upstream. Atualmente, há 583 pacotes na unstable que dependem da biblioteca libfreetype, o que resultaria na maior transição. Ele pediu aos mantenedores de bibliotecas que melhorem seus pacotes usando libtool e pkg-config.

Gerenciamento de NMUs Binários Melhorado. Goswin Brederlow anunciou um novo comportamento da suíte do repositório para uploads de não-mantenedor (NMU, non-maintainer uploads) binários. Assim, pode-se dizer a um daemon de construção que reconstrua um pacote como NMU binário automaticamente. Eles usarão um novo esquema de versão e marcarão tais uploads adicionando +b1 (+b2, +b3) na versão antiga. NMUs binários manuais devem ser preparados com a versão CVS do sbuild.

Gerenciamento de Arquivos de Configuração. Frank Küster questionou se falhas em um script postinst por causa de alterações a um arquivo de configuração que não foram aceitas pelo administrador local são consideradas um bug, especialmente se isto fizer uma atualização ser abortada. Petter Reinholdtsen sugeriu implementar um sistema de configuração multinível no qual informações locais são armazenadas em um arquivo separado.

Dependências Versionadas. Peter van Eynde questionou como ele poderia se livrar de uma dependência versionada fatal em um pacote independente da arquitetura. Isto faz o daemon de construção falhar na construção de uma versão mais nova. Florian Weimer propôs fazer um bootstrap manual do pacote em todas as arquiteturas suportadas.

Servidores Virtuais com o Debian Sarge. BJ Dierkes escreveu uma descrição detalhada sobre o uso do Debian 3.1 como base para vários servidores virtuais baseados no kernel. Para tanto, é necessário construir um kernel personalizado com um patch vserver especial aplicado. Quando o servidor virtual é criado, uma nova distribuição tem que ser criada dentro dele.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 11 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 157 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Augusto Cezar Amaral e Marco Carvalho.