Notícias Semanais Debian - 10 de Janeiro de 2006

Bem-vindo(a) à segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Jeroen van Wolffelaar relatou que o packages.debian.org foi desabilitado devido a problemas de desempenho. Neil McGovern chamou por pedidos de patrocínio pela última vez para pessoas envolvidas com o Debian que queiram ir à próxima Conferência Debian.

Status de Firmware Não-Livre. Sven Luther explicou o status dos blobs de firmware não-livres no kernel Linux do Debian. Alguns deles foram relicenciados e são redistribuíveis novamente, outros foram separados do kernel para o espaço do usuário e podem ser usados pela infraestrutura request_firmware. Steve Langasek pretende iniciar uma resolução geral para decidir se o Debian deve requerer o código fonte para blobs de firmware.

Estande para o Debian na FOSDEM. Wouter Verhelst está procurando voluntários para ajudar com o estande da próxima conferência FOSDEM. Ele também está interessado em sugestões para coisas que eles poderiam exibir no estande. O projeto Debian também terá uma sala de desenvolvedores na qual ocorrerão palestras.

Bits da Equipe de Lançamento. Andreas Barth relatou sobre as expectativas da equipe de lançamento para 2006, que incluem o lançamento do etch no começo de dezembro. Ele pediu mais cuidado com bugs críticos ao lançamento agora e para ser cuidadoso ao fazer uploads de não-mantenedor. A cadeia de ferramentas essenciais e kernels será congelada no final de Julho.

Novos Membros do Comitê Técnico. Após extensivas consultas entre os membros existentes do comitê técnico e os avisos prévios de resignação de Wichert Akkerman, Jason Gunthorpe e Guy Maor, Branden Robinson apontou Steve Langasek, Anthony Towns e Andreas Barth como novos membros do comitê técnico.

Apelidos Estáveis para os Drives de CD. Marco d'Itri relatou que o conveniente link simbólico /dev/cdrom não será mais suportado. Joey Hess adicionou que este link precisa estar disponível em um sistema instalado para que o APT funcione adequadamente com um CD local. Adrian von Bidder afirmou que, da mesma forma, nomes estáveis de interfaces Ethernet que se tornam repentinamente instáveis após uma atualização não são legais.

Divisão do Repositório Debian e Integração AMD64? Martin Zobel-Helas perguntou sobre o status da divisão do repositório e a integração do porte AMD64 port. Anthony Towns já fez uma menção prévia da divisão do repositório que previne o AMD64 de ser integrado no ambiente de desenvolvimento normal do Debian. Novos patches precisam ser testados.

Erro GnuPG Durante Atualização. Bernd Prager notou que atualizar o Debian falha com um erro de falta de chave já que uma nova chave de repositório é usada para assinar. Lee Chinook forneceu o caminho para a nova chave e as instruções para incorporá-la.

Pacote Obsoleto: xlibs-dev. David Nusinow anunciou que, com o upload do X.org 6.9 para a instável ("unstable"), o metapacote xlibs-dev não será mais construído. Como resultado, muitos pacotes não poderão ser construídos até suas dependências de construção serem ajustadas para listar apenas as bibliotecas necessárias. Como todas estas bibliotecas já estão disponíveis no sarge, ainda será possível fazer backports dos pacotes facilmente.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 166 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 9 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Marco Carvalho e Augusto Cezar Amaral.