Notícias Semanais Debian - 24 de Janeiro de 2006

Bem-vindo(a) à quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Os listmasters do Debian decidiram revogar a permissão de envio para uma lista de anúncios para desenvolvedores de uma pessoa que apontou que mensagens fora do tópico devem ser enviadas para outro lugar de modo muito sarcástico e potencialmente ofensivo.

Ajudando a Equipe GNOME do Debian. Josselin Mouette pediu ajuda para a triagem de bugs dos usuários GNOME do Debian para limpar o grande número de bugs que estão atualmente enchendo o BTS nos pacotes da equipe GNOME. Interessados devem encontrar pacotes que estão precisando de atenção usando o sistema de acompanhamento de pacotes. Ele também comentou que aqueles familiarizados com os pacotes GNOME são bem-vindos a se juntarem à equipe.

Debian em LVM2 em RAID. Emidio Planamente escreveu um documento que descreve como instalar o Debian sarge em um volume lógico residente em vários discos unidos com RAID. No entanto, o diretório /boot, que contém o ram-disk inicial e o kernel, precisa ficar fora do LVM.

Transição do Compilador Kaffe. Wolfgang Baer anunciou novos pacotes kaffe que usam o ecj como compilador padrão, conforme discutido com o desenvolvedor e outros mantenedores Java do Debian no encontro de desenvolvedores Linux em Oldenburg. Esta transição afeta cerca de 110 pacotes fontes, dos quais apenas cinco falharam na construção e precisam de algum cuidado.

Fóruns Web para o Debian. Andreas Schuldei afirmou que o Debian é fraco em estruturas de suporte baseadas em fórum. Steve Langasek explicou que a maioria das pessoas da comunidade Debian não gostam de fóruns web. Michael Banck adicionou que o Debian deve ser muito cuidadoso em adotar ou não um fórum web oficial como parte de seus recursos de suporte e que o projeto terá que estar presente e mediar quando necessário.

Notícia de Copyright Traduzida. Tobias Toedter questionou se ele deve traduzir a notícia de copyright GNU GPL quando ela for apresentada via gettext. Embora pareça ser melhor deixar a licença em si não-traduzida, a notícia de copyright pode ser traduzida, conforme Henning Makholm apontou.

Rascunho da GPLv3 lançado. Don Armstrong publicou o rascunho de licença da GNU GPL versão 3 que foi lançado na conferência de lançamento da GPLv3. Ela contém um parágrafo especial sobre gerenciamento digital de restrições (DRM, digital restriction management) e ilegaliza explicitamente processar outros por infringimento de patentes quando o software for lançado sob esta licença.

Qualificação de Arquitetura Debian. Anthony Towns anunciou alpha, amd64, hppa, i386, ia64, mips, mipsel e powerpc como arquiteturas para lançamento e disponibilizou o log da conferência IRC relacionada à qualificação de arquiteturas para o repositório Debian.

Tratando Cópias de Papel. Frank Küster questionou se uma versão impressa de um documento lançado sob a GPL seria "código objeto" como tratado na seção 3 da licença. Jeremy Hankins afirmou que sim e referiu-se a um advogado. Nathanael Nerode afirmou que a GPLv3 diz que código objeto significa qualquer versão não-fonte de um trabalho.

Não-código não-livre? Na luz do debate atual sobre a resolução geral, Gerfried Fuchs relatou sobre gráficos em um pacote livre que foram renderizados por software não-livre e sobre o logotipo Debian, cuja licença também é não-livre. Como resultado, vários pacotes teriam que ser movidos para a seção non-free ("não-livre").

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 27 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 202 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 13 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Christine Spang e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Augusto Cezar Amaral e Marco Carvalho.