Notícias Semanais Debian - 31 de Janeiro de 2006

Bem-vindo(a) à quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Martin Michlmayr relatou sobre duas placas de desenvolvimento MIPS doadas para o Debian que serão usadas como daemons de construção para as arquiteturas MIPS. Stephen Shankland entrevistou o advogado da FSF Eben Moglen sobre a versão atualizada da GNU GPL, que por sua vez causou discussões nas listas Debian.

Pedido por Trabalhos. Margarita Manterola pediu trabalhos para o futuro Debian Day, que ocorrerá sábado, 13 de maio, antes da DebConf deste ano em Oaxtepec, México. As apresentações devem ser fáceis de entender, muito claras e concisas em seu conteúdo e não devem precisar de nenhum conhecimento prévio sobre o Debian da audiência.

Processo para remover o debmake. Santiago Vila relatou sobre a dispensa do debmake. Há um ano atrás, o uso do debmake para novos pacotes foi depreciado e o programa incluso, deb-make, removido. Os próximos passos são migrar para longe desta ferramenta e eventualmente abrir relatórios de bugs críticos ao lançamento contra os pacotes restantes. Anthony Towns sugeriu enviar bugs wishlist com uma usertag adequada.

Mais Contribuições Voluntárias. Joseph Michael Smidt afirmou que todas as pessoas querem se sentir importantes quando estão fazendo uma contribuição ao Debian. Ele gostaria de ver um título oficial para todos que contribuem para que eles se tornem uma parte visível da comunidade, especialmente porque o processo para novos mantenedores poderia ser visto como uma barreira. A discussão que se seguiu demonstrou várias formas de se envolver.

Nova Semântica de /var/run. Peter Eisentraut encaminhou um pedido de um usuário para criar um diretório dentro de /var/run na inicialização de um serviço. Henrique Holschuh sugeriu ir em frente, já que os initscripts estão tendendo para um /var/run efêmero que será removido na inicialização.

Manutenção da Chave do Repositório Debian. Petter Reinholdtsen notou problemas ao atualizar o etch devido a uma nova chave de repositório ausente. Joey Hess ponderou se isto poderia resultar na impossibilidade de instalar uma versão estável do Debian. Distribuir chaves atualizadas em uma atualização de segurança iria quebrar políticas passadas sobre as versões estáveis, e os usuários não poderiam instalar a versão estável atual sem a atualização.

Launchpad para Debian? Frans Jessop perguntou se seria útil, mais organizado e eficiente caso os desenvolvedores Debian trabalhassem com o launchpad. Matthew Garrett explicou que o uso geral é improvável enquanto ele permanecer um software não livre. Andrew Suffield adicionou que remover a possibilidade de gerenciar as coisas a partir do shell não melhora a eficiência.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Devido ao packages.debian.org estar inacessível por problemas de desempenho, não será possível fornecer a lista de novos pacotes como de costume.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 197 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 4 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Christine Spang e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino e Augusto Cezar Amaral.