Notícias Semanais Debian - 21 de Março de 2006

Bem-vindo(a) à décima segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Robert Millan construiu imagens de CD do instalador para instalar o kfreebsd-amd64 como único sistema. O projeto OpenVZ anunciou modelos pré-construídos de servidores virtuais Debian que permitem fornecimento rápido.

Status do porte AMD64. Anthony Towns relatou sobre a inclusão do amd64 no Debian. Os pacotes build-essential foram os primeiros reconstruídos e enviados e serão seguidos pelo resto do repositório. Uploads de pacotes amd64 por mantenedores estão atualmente bloqueados, e continuarão assim até a reconstrução do repositório.

Debian-Installer Etch Beta 2. Frans Pop anunciou o lançamento da segunda versão beta etch do debian-installer e agradeceu a todos os contribuidores que ajudaram com este lançamento, especialmente aqueles do Ubuntu. O instalador gráfico não faz parte desta versão, apesar de seu desenvolvimento ter feito um progresso significativo. CDs de instalação e outras mídias estão disponíveis.

Processo de Expulsão para Desenvolvedores. Christoph Berg pediu aos desenvolvedores que pensem pelo menos duas vezes antes de pedir a remoção de outro desenvolvedor de acordo com o Procedimento para expulsão de Desenvolvedores Debian. Na sua opinião, apenas a pessoa a ser removida deve decidir tornar o processo público, não o requisitante, como descrito no processo.

Entrevista com o Líder do Projeto. Rebecca Sobol entrevistou Branden Robinson sobre seu mandato como Líder do Projeto Debian. Branden discutiu a equipe de liderança "Project Scud", alguns dos acontecimentos no Debian durante o último ano, e por que ele não está tentando a re-eleição.

Debate para Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava disponibilizou os logs do debate para líder do Projeto Debian deste ano. Os candidatos tiveram que responder as questões de Don Armstrong sobre suas motivações para concorrer ao cargo de DPL e suas opiniões sobre alguns problemas sociais no Debian. O debate ficou então aberto para discussões. Thaddeus H. Black também publicou uma lista com todas as questões que foram propostas para este debate.

Servidor de Aplicação JBoss para o Debian. Torsten Schlabach perguntou sobre o status de empacotamento do JBoss4. Guido Guenther apontou o repositório, subversion apropriado, explicou os próximos passos necessários e pediu ajuda no empacotamento do Servidor de Aplicações JBoss.

Eleição para Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava chamou para os votos relativos à eleição do líder do projeto Debian deste ano. Desenvolvedores podem votar até 8 de abril de 2006. Sete desenvolvedores se candidataram neste ano. Aqueles elegíveis a votar devem ler o texto completo das plataformas e contra-argumentos.

Tipos de Documentação Preferidos. Hendrik Sattler questionou quais tipos de documentação (HTML, PS, PDF, texto) devem ser incluídos em um pacote Debian. Wouter Verhelst pediu para escolher HTML, já que arquivos HTML podem ser facilmente pesquisados e há muitos visualizadores disponíveis para HTML, o que também facilita sua impressão.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 42 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 263 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

A DWN Precisa de Contribuições. Caso deseje continuar lendo a DWN, por favor ajude a produzí-la. Nós precisamos de escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo, de preferência através de items prontos para serem adicionados. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mohammed Adnène Trojette, Andre Lehovich, Jochen Rassler e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Augusto Cezar Amaral e Felipe Augusto van de Wiel.