Notícias Semanais Debian - 4 de Abril de 2006

Bem-vindo(a) à décima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Robert Millan relatou ter construído uma imagem de CD de instalação do GNU/kFreeBSD para AMD64. Joey Schulze anunciou que os arquivos changelog foram regenerados no novo sistema packages.debian.org.

Movendo Documentação GFDL para non-free. Após a decisão do projeto Debian quanto à liberdade de documentação publicada sob a licença de Documentação Livre GNU (GFDL), Jérôme Marant questionou sobre a melhor forma de mover partes não-livres de seu pacote emacs para a non-free. Jörg Jaspert respondeu que o tarball fonte tem que ser dividido em duas partes e que o pacote fonte livre não deve ser renomeado.

Eleições para Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava chamou para votos, pela terceira vez, para as eleições do líder do projeto neste ano. Desenvolvedores debian podem enviar suas cédulas até 8 de abril e podem basear suas decisões nas plataformas dos candidatos.

Estendendo Privilégios de Voto? Clytie Siddall reclamou que apenas desenvolvedores Debian podem votar nas eleições para líder do projeto. Mako Hill também gostaria de ver aqueles que fizeram contribuições longas, sustentadas e significantes serem melhor reconhecidos, talvez sobre uma nova categoria de contribuidor. Wouter Verhelst afirmou que o maior problema é a identificação adequada de contribuidores regulares.

Licença IETF Livre segundo a DFSG. Simon Josefsson questionou se a licença proposta de um documento IETF recentemente aprovado que contém código de referência para SHA-2 é suficientemente livre de acordo com os padrões Debian (DFSG). Steve Langasek afirmou que a licença dá permissões para uso, cópia, redistribuição e criação de trabalhos derivativos, o que a torna claramente compatível com a DFSG.

Repositório Oracle para Debian. Frits Hoogland relatou sobre o repositório apt Oracle, que contém o Oracle Express Edition. Como o banco de dados Oracle é uma parte importante da infraestrutura de muitas companhias, este repostório simplifica a implantação de servidores de bancos de dados nestes ambientes. No momento, o repositório suporta apenas o Debian instável ("unstable") - sid.

Licença dos vídeos das Conferências Debian. Holger Levsen propôs aplicar a licença "by attribution", versão 2.5, com as alterações para legislação da Escócia para vídeos de conferências passadas e futuras no lugar da licença estilo MIT. Don Armstrong sugeriu adiar qualquer migração de uma licença claramente livre segundo a DFSG para uma controversa até que se lide com os motivos de controvérsia.

Liberdade do NDIS Wrapper. Robert Millan afirmou que o ndiswrapper pertence à seção contrib ao invés da main, já que seu propósito é executar drivers não-livres. O único livre é um porte do driver Linux. Michael Poole, no entanto, comparou a situação com outro pacote que é inútil por si só mas precisa de informações externas.

Testando atualizações do Sarge para o Etch. Lars Wirzenius relatou sobre seus esforços para testar a atualização do sarge para o etch. Este teste, basicamente, deu certo. Raphaël Hertzog adicionou que testes para instalar todos os pacotes listados em uma tarefa em particular e atualizá-los também deveriam ser incluídos.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 5 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 275 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 1 pacote foi removido do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mohammed Adnène Trojette, Sebastian Feltel, Adrian von Bidder e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Augusto Cezar Amaral.