Notícias Semanais Debian - 18 de Abril de 2006

Bem-vindo(a) à décima sexta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Nós parabenizamos o novo líder do projeto (DPL), Anthony Towns. Holger Levsen anunciou vídeos atualizados do último encontro Skolelinux como Ogg theoras. Pela primeira vez os vídeos contêm uma nota de autor e copyright.

Eleições do Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava anunciou Anthony Towns como vencedor das eleições desse ano para líder do projeto, cujo mandato começa em 17 de abril. No total, 421 desenvolvedores votaram. Anthony afirmou posteriormente que a filosofia geral que ele pretende seguir é que há muito pouco que pode ser feito como DPL que você não pode fazer como um desenvolvedor regular.

Auto-construtor Experimental. Wouter Verhelst explicou que construir pacotes na distribuição experimental automaticamente é um caso especial, o que significa que nossos auto-construtores para a experimental agem um pouco diferente comparados aos das outras distribuições. Apenas dependências de construção com restrições de versão adequadas serão pegas da experimental, caso contrário, serão pegas da instável ("unstable").

Equipe Debian para Módulos Python. Raphaël Hertzog relatou que a Equipe Debian para Módulos Python foi criada para manter colaborativamente pacotes de módulos Python. Eles já prepararam uma política e convidam todos os mantenedores de módulos Python a se unirem à equipe.

Transição do X11 Versão 7. Steve Langasek relatou que o X.Org 7.0 (X11R7) foi enviado à instável ("unstable") e trouxe alguns bugs consigo. Como resultado, a hierarquia X11R6 está indo embora e os novos programas são instalados em /usr/bin. Pacotes de bibliotecas estáticas também foram descartados.

Reformando o Processo de Novos Mantenedores. Marc Brockschmidt resumiu suas experiências com o processo atual. Alguns problemas e atrasos são causados pela falta de pessoas interessadas trabalhando como gerentes de aplicações. Ele propôs aumentar os pré-requisitos para aplicações e a separação de permissões de upload, contas nos sistemas e direito de voto.

Sobre a Geração de Lucros. Annamalai Gurusami questionou por que o projeto Debian não vende CDs para gerar lucros. Don Armstrong explicou que o projeto Debian é uma organização sem fins lucrativos e que outras entidades estão mais acostumadas com as complicações de impostos e economia para criação e venda de CDs e DVDs. Paul Johnson adicionou que é melhor doar diretamente ao Debian do que comprar um produto cuja apenas uma fração do preço vai para o projeto.

Problemas na Remoção de Pacotes. Lars Wirzenius resumiu os 10 problemas mais freqüentes que ele descobriu nos pacotes Debian usando o utilitário piuparts, que realiza instalações e desinstalações automáticas de pacotes. Gustavo Franco sugeriu adicionar verificações que poderiam detectar alguns desses problemas mais cedo ao linda e ao lintian.

Meta Informação de Licença. Jari Aalto propôs a adição de um novo campo ao arquivo control contendo a abreviação da licença usada. Martin Würtele apontou que esta informação já está disponível em packages.debian.org sem a necessidade de obter o pacote inteiro. Jörg Jaspert afirmou que tal campo não facilitaria o processamento de pacotes novos (NEW).

Marcando spam no BTS. Shaun Jackman questionou se seria possível marcar spam enviado pelo sistema de gerenciamento de bugs (BTS: Bug Tracking System). Don Armstrong apontou que um botão com funcionalidade similar já existe nas páginas web para relatórios de bug. Adicionalmente, Javier Fernández-Sanguino Peña forneceu um trecho de configuração Mutt para relatar spam nas listas por email.

Alterações do Repositório não-oficial AMD64. Jörg Jaspert informou sobre uma alteração funcional no amd64.debian.net, que mantém um porte não-oficial do Debian para a plataforma AMD64. Com a recente inclusão do AMD64 como plataforma suportada oficialmente, não há mais necessidade para um daemon de construção AMD64. Usuários da teste ("testing") ou instável ("unstable") devem migrar para um espelho oficial, usuários do sarge, a versão estável atual, não são afetados por essa mudança.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 11 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 292 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 8 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino, Augusto Cezar Amaral e Marco Carvalho.