Notícias Semanais Debian - 25 de Abril de 2006

Bem-vindo(a) à décima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A Debian Live Initiative, cujo objetivo é produzir um live CD Debian puro sumarizou links para listas de discussão, imagens ISO e outros recursos de seu site. Aníbal Monsalve Salazar está solicitando chaves públicas ASCII para a festa de assinatura de chaves da próxima Debian Conference.

Usando Alioth para Empacotamento. Raphaël Hertzog forneceu documentação sobre a manutenção de pacotes Debian através do Alioth. Para pacotes simples, o projeto collab-maint provavelmente é suficiente. Para a manutenção de um conjunto de pacotes é melhor usar um projeto dedicado e Subversion, configurado para enviar notificações de commit ao sistema de acompanhamento de pacotes (PTS).

Google Summer of Code 2006. O Google está organizando um evento Summer of Code como no último ano. Este é um programa no qual o Google patrocina a criação e desenvolvimento futuro de software de código aberto. Petter Reinholdtsen perguntou se o Debian deve participar e criou uma página wiki na qual idéias para projetos relacionados ao Debian são coletadas. Anthony Towns aprovou e fez a aplicação em nome do projeto Debian.

Debian from Scratch. John Goerzen informou sobre a disponibilidade de uma nova versão do CD Debian From Scratch (algo como Debian do Princípio). Com este CD, é possível instalar um sistema Debian de forma similar ao Gentoo, compilando os programas logo antes de instalá-los. O CD também oferece um sistema de resgate completamente funcional, com várias ferramentas de sistemas de arquivos, utilitários para backup e reparação, ferramentas administrativas e assim por diante.

Conflito de Atualização: Kernel e GRUB. Bastian Blank apontou antecipadamente problemas em relação ao kernel e ao grub durante a atualização do sarge para o etch, já que o novo kernel-package utiliza o debconf para interagir com o usuário. Ele afirmou que o grub precisa ser instalado antes da imagem do kernel.

Fechando Relatórios de Bugs Antigos Corrigidos Adequadamente. Adam Majer questionou se é correto fechar bugs antigos resolvidos com a entrada mais recente no changelog caso eles já tenham sido corrigidos em uma versão mais antiga. Matthew Palmer confirmou que uma entrada de changelog deve documentar apenas alterações e bugs corrigidos neste upload em particular.

Removendo o Mozilla. Andreas Metzler relatou que a versão atual do Mozilla é a última e que ela não é mais suportada. Portanto, ele deve ser removido da distribuição Debian também. Toda a funcionalidade necessária para embutir o gecko e amigos foi movida para o xulrunner, do qual estes pacotes devem depender. A interface não deve ter mudado, portanto a conversão deve ser bem simples.

Bits do Líder do Projeto. Anthony Towns relatou ter adicionado Steve McIntyre como "Segundo em Comando" para dividir algumas das responsabilidades do líder do projeto. Manoj Srivastava concordou gentilmente em continuar como secretário do projeto por mais um ano, e está ansioso para trabalhar um pouco nos scripts do devotee.

AMD64 adicionado ao Etch. Anthony Towns relatou que a arquitetura AMD64 foi adicionada à versão etch. Deve ser possível fazer bootstrap desta arquitetura atualmente, e só lhe falta o X. A partir de agora, desenvolvedores com máquinas AMD64 podem fazer o upload de novas versões de seus pacotes construídos localmente. O AMD64 também está incluído nos gráficos de buildd..

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 17 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 302 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Mohammed Adnène Trojette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Fernando Ike de Oliveira.