Notícias Semanais Debian - 2 de Maio de 2006

Bem-vindo(a) à décima oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Jörg Jaspert relatou que o conteúdo web das Conferências Debian passadas está disponível novamente. Em um esforço para remover coisas antigas, Andreas Barth propôs remover pacotes que não estão disponíveis nem na distribuição atual, sarge, nem na próxima, etch.

Porte PowerPC precisa de ajuda. Frans Pop pediu ajuda para o porte PowerPC do debian-installer. Em particular, é necessário que alguém assuma a responsabilidade por problemas específicos à arquitetura. Isto implica em testar regularmente o instalador, observar os relatórios de instalação, cuidar de componentes específicos à arquitetura do instalador, resolver bugs e cuidar das construções diárias.

Relicenciando as Páginas do Debian. Javier Fernández-Sanguino Peña apontou que ainda há um bug aberto no sistema de gerenciamento de bugs sobre a licença não-livre segundo a DFSG das páginas web atuais. Foi sugerido o uso de uma licença de documentação FreeBSD modificada. Alguns outros preferem usar a GPL para as páginas. Também há problemas técnicos, legais e práticos que precisam ser resolvidos antes que a licença possa ser alterada. A discussão ainda está ocorrendo na lista de discussão.

Evitando Pacotes Debian Nativos. Panu Kalliokoski questionou por que não adicionar informações de empacotamento Debian aos pacotes originais ("upstream"). Lars Wirzenius explicou os benefícios, como manter as correções de empacotamento fora do original e simplificar a transição se o mantenedor do original não for mais um desenvolvedor Debian. Henning Makholm adicionou que a ausência de informações específicas ao Debian indica que o pacote pode ser útil em qualquer distribuição GNU/Linux.

Transição /usr/doc Encerrada. Joey Hess anunciou a abertura de relatórios de bug contra os últimos pacotes restantes que ainda criam links simbólicos em /usr/doc. Este último passo marca o final da era da documentação regular em /usr/doc.

Suporte à Device Mapper para a Biblioteca Block Device ID. Theodore Ts'o relatou o recebimento de um patch que permite à biblioteca de identificação de dispositivos de bloco lidar adequadamente com partições do device mapper. Como isto traria mais três bibliotecas a todos os sistemas, ele questionou se isto é aceitável. Mike Hommey afirmou que duas delas já foram adicionadas através de outros pacotes.

Novos recursos em Buildd.Net. Ingo Jürgensmann anunciou novos recursos em buildd.net como o acompanhamento de backports para o sarge, várias verificações de estado de pacote novas, estimativas do tempo necessário para construir todos os pacotes em uma fila, uma nova lista de discussão e, como um bônus, o código-fonte está disponível sob uma licença razoável.

Atualização do Instalador Estável. Frans Pop propôs como lidar com alterações na ABI introduzidas pelas atualizações de segurança recentes do kernel e a reconstruir as imagens do instalador usando os novos udebs do kernel. Isto quebrará algumas imagens de instalação existentes. O principal problema será testar as novas imagens, já que não será possível rodar uma instalação e obter os udebs de fontes diferentes.

Removendo Arquivos de Log durante a Purgação de Pacotes? Martin Krafft propôs alterar a política para não remover arquivos de log ao purgar um pacote. Ele argumentou que esta remoção pode deixar o administrador com problemas legais com as autoridades na Europa. Marco d'Itri sugeriu fazer um backup antes de purgar o pacote ou não purgá-lo caso nem todos os arquivos devam ser removidos.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.