Notícias Semanais Debian - 9 de Maio de 2006

Bem-vindo(a) à décima nona edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Uwe Hermann investigou arquivos changelog e encontrou alguns nomes de lançamentos de pacotes interessantes. Vários desenvolvedores se reuniram em Oaxtepec, México, onde ocorrerá a Conferência Debian deste ano, que por sua vez já está sendo precedida por um acampamento de trabalho.

Terminologia Unificada para Nomes de Distribuições. Christian Perrier relatou sobre uma discussão na lista de discussão debian-l10n-french cobrindo diferentes terminologias usadas em vários documentos Debian para referir-se a estável ("stable"), sarge, 3.1, etc. Ele propôs usar distribuição para referir-se à distribuição Debian em geral e suíte para falar sobre estável ("stable"), teste ("testing"), etc., usando lançamento para nomes de lançamento e versão ao referir-se a números de versões.

Movendo irc.debian.org. Steve McIntyre perguntou se seria útil mover o apelido irc.debian.org da rede Freenode para a OFTC, que é um projeto suportado pela SPI e hospeda canais IRC para vários projetos de código aberto. As intenções de Steve foram apoiadas por alguns desenvolvedores. Esta mudança traria a vantagem de concentrar todos os canais IRC relacionados ao Debian em uma rede IRC. Paul Johnson perguntou se seria melhor mudar para uma rede baseada em Jabber ao invés de IRC.

Informações sobre o lançamento do Etch. Andreas Barth confirmou a linha do tempo para o lançamento do etch em dezembro. Ele afirmou que o porte ARM está novamente qualificado como uma arquitetura para lançamento e que a lista de tais arquiteturas ainda não está finalizada e será reavaliada duas vezes antes do lançamento. O kernel que será usado ainda não foi decidido. Mais assistentes de lançamento irão ajudar a manter o lançamento nos trilhos.

Acompanhando bugs encaminhados no BTS. Pierre Habouzit anunciou a criação de um novo serviço chamado bts-link. Ele permite aos mantenedores Debian seguir o status dos bugs que eles enviam para os sistemas de gerenciamento de bugs de seus desenvolvedores upstream diretamente no BTS Debian. Até este momento, ele suporta Bugzilla (usado por KDE, Gnome, X.org, GCC, Mozilla e outros), Trac (usado pelo VideoLAN) e Savannah. O sistema de gerenciamento de bugs do Sourceforge deve ser o próximo.

Automatizando novas Instalações Debian com Preseeding. Um novo documento descreve a técnica para execução de instalações Debian não-acompanhadas com preseeding. O arquivo preseed contém respostas para todas as questões do debconf feitas durante a instalação. Sua geração é explicada no artigo. A localização do arquivo pode ser dada como um caminho ou uma URL.

Debian participa do Summer of Code. O projeto Debian anunciou sua participação no Summer of Code (Verão de Código) do Google. Mais que 50 tarefas de desenvolvimento relacionadas ao Debian cobrem melhorias gerais, controle de qualidade, lançamento e teste da distribuição, gerenciamento de pacotes, novas aplicações, segurança, infraestrutura e o melhoramento de pacotes em particular. Estudantes e organizações mentoras receberão fundos depois que trabalho tiver sido feito nas tarefas.

Desenvolvimento Wiki. Petter Reinholdtsen relatou seus esforços para escrever páginas Wiki com OpenOffice.org, o que é feito com a ajuda de um conjunto de macros que converte um documento OpenOffice.org para a sintaxe MoinMoin. Posteriormente, ele relatou a geração de PDF a partir das páginas Wiki com sucesso, através da exportação dos conteúdos como XML DocBook.

Karma dos Mantenedores Ressucitado. Gürkan Sengün estava sentindo falta da antiga página de karma de Dirk Eddelbüttel e da página de estado dos pacotes de Takuo Kitame (北目 拓郎). Para preencher o buraco, ele criou uma nova página de visão geral combinando ambas. O serviço é hospedado na máquina do porte GNU/KFreeBSD, amigavelmente fornecida por Aurelien Jarno.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 302 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 10 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Mohammed Adnène Trojette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Augusto Cezar Amaral.