Notícias Semanais Debian - 13 de Junho de 2006

Bem-vindo(a) à vigésima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Jeff Licquia afirmou que os últimos testes que ele rodou teriam sido aceitáveis para atingir a compatibilidade com a Linux Standard Base 3.1. A OSDir colocou no ar um tour por telas capturadas da segunda versão beta do instalador para o Debian etch.

Registro CGL do Debian. Troy Heber relatou que o Debian GNU/Linux 3.1 foi registrado em relação à especificação CGL 2.0.2 da OSDL como uma distribuição Carrier Grade Linux pela HP. Como o Debian não atinge 100 % dos requisitos, uma análise irá mostrar onde ele falha e ajudará a corrigir as próximas versões. Idealmente, isto resultaria em uma Distribuição Debian Personalizada totalmente integrada.

Pacotes GNOME 1 no Debian. Nathanael Nerode questionou o que fazer com os pacotes GNOME 1 que ainda estão no repositório. Com a entrada do novo GnuCash baseado em GTK2 na teste ("testing"), finalmente é possível minimizar o número destas bibliotecas que não são mais suportadas pelos desenvolvedores, já que elas eram usadas apenas pela versão antiga do GnuCash.

Reportbug Gráfico. Philipp Kern relatou que está no processo de programar uma interface gráfica para a ferramenta reportbug. O objetivo é permitir que até usuários sem experiência tenham a chance de enviar relatórios de bugs e desejos aos desenvolvedores. O projeto de Philipp é parte da participação do Debian no Summer of Code do Google deste ano.

O Debian não é um supermercado. Joey Hess criou o termo supermercado para o Debian como um conjunto de pacotes quando estava falando sobre temores que o Debian poderia se degradar à uma coleção de software mal integrado enquanto muitas pessoas usariam derivados que simplificariam este conjunto. Ele explicou que o Debian não é apenas empacotamento, é também integração e o objetivo de fazer a melhor distribuição.

Shells Válidos para Contas de Sistema? Uwe Hermann questionou quais usuários de sistema devem ter um shell válido e quais não devem. Colin Watson explicou que desabilitar o shell de alguns usuários de sistema após verificações de caso por caso é um objetivo de longo prazo. Javier Fernández-Sanguino Peña adicionou recomendações ao desabilitar e forneceu informações sobre o uso de nologin como shell.

Velejando com o Debian. Membros da associação austríaca InnoC ganharam o primeiro desafio Microtransat para embarcações de velas autônomas em Toulouse. Seu barco é um modelo de vela tradicional melhorado com um computador Mini-ITX sem ventoinha rodando o Debian GNU/Linux à 600 MHz com memória flash de 1 GB e vários sensores.

Entrevista com o DPL. Thomas Schönhoff publicou uma entrevista conduzida por ele com Anthony Towns, o líder atual do Projeto Debian, e seu deputado Steve McIntyre. As questões cobrem atualizações estáveis, visões pessoais, relacionamentos com distribuições derivadas, suporte para versões estáveis e integração com Hurd, BSD e SELinux.

Mudando a Otimização para Pacotes compilados. Rogério Brito questionou sobre a possibilidade de compilar alguns pacotes com a otimização -Os ao invés de -O2. Thiemo Seufer explicou que para algumas CPUs uma das otimizações pode ser melhor, enquanto não é para outras. Gabor Gombas adicionou que usar -Os em grande escala pode descobrir bugs de compilador novos e interessantes.

Localização para Scripts CGI Alterada. Alexis Sukrieh apontou que o lintian afirmou que scripts CGI devem ser instalados em /usr/lib/cgi-lib ao invés de /usr/lib/cgi-bin. Joey Hess adicionou que isto foi discutido em 2003 mas o suporte foi posteriorimente removido. Steve Langasek relatou que esta requisição foi revertida na política mais recente.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 291 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 1 pacote foi removido do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mohammed Adnène Trojette, Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Felipe Augusto van de Wiel.