Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 25 de Julho de 2006

Bem vindo à trigésima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Christoph Berg implementou uma página para tarefas na visão geral de pacotes. Ele também anunciou que o repositório foi movido para Subversion e que as notificações agora são gerenciadas diretamente pelo Sistema de Acompanhamento de Pacotes.

DzongkhaLinux lançado. O projeto Debian anunciou o lançamento da DzongkhaLinux, uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian GNU/Linux 3.1 e localizada na linguagem nacional do Butão. O sistema é constituído por um CD que pode ser instalado ou usado como sistema "live". O Departamento de Tecnologia de Informação do Butão escolheu o Debian por sua grande versatilidade e confiabilidade, além da garantia de permanecer sempre 100 % software livre.

Consolidando Certificados SSL. Jaldhar Vyas questionou se o Debian deveria alterar todos os pacotes que usam certificados SSL para usarem certificados do pacote ssl-cert. Petter Reinholdtsen explicou que o Debian-Edu já configura vários serviços com certificados SSL automaticamente e que tal alteração simplificaria isso.

Lidando com Problemas de Documentação na Distribuição Estável. Osamu Aoki (青木 修) pediu uma tag faq no sistema de acompanhamento de bugs. Em muitos casos, um relatório de bug contra a estável ("stable") é uma pergunta freqüente e a resposta está escondida em algum lugar obscuro. Fechar estes relatórios ou marcá-los wontfix não parece certo.

Gerenciando Ativos para o Projeto. Manoj Srivastava propôs uma emenda para a constituição Debian e procurou por aprovações. Esta emenda deixaria a constituição alinhada com as necessidades e práticas atuais no gerenciamento global de ativos, permitindo ao projeto adicionar e remover organizações parceiras autorizadas a manter ativos para o Debian.

Atualização do Sistema de Acompanhamento de Pacotes. Raphaël Hertzog relatou que o Sistema de Acompanhamento de Pacotes também pode ser usado para passar informações de distribuições derivadas. Isto permite a pessoas interessadas receberem pequenos patches regularmente ao invés de patches grandes e monolíticos. Ele também está procurando ajuda para os novos recursos.

Informações sobre o Estado do Lançamento. Marc Brockschmidt comentou sobre o estado do lançamento do etch. Ele clarificou o significado dos objetivos de lançamento e pediu aos desenvolvedores que trabalhem para diminuir o número de problemas críticos que estão afetando o lançamento. Festas de Caça aos Bugs serão organizadas ao redor do mundo. O próximo lançamento provavelmente terá 4.0 como número de versão e pode incluir o Python 2.4, Linux 2.6.17 ou mais novo, X.org e a maioria das arquiteturas para as quais o sarge foi lançado, mais a arquitetura AMD64.

Finalizando a Transição /usr/doc. Amaya Rodrigo Sastre pediu uma forma semi-automatizada para testar o repositório novamente, certificando-se que não há mais pacotes instalando um link simbólico em /usr/doc. Stefan Hühner sugeriu o uso de uma verificação lintian existente. Joey Hess confirmou que esta foi a forma que ele utilizou originalmente para enviar relatórios de bug e Luk Claes adicionou que o piuparts também pode ser útil para tal teste.

Beta 3 do Instalador Debian. Frans Pop anunciou o início do terceiro lançamento beta do debian-installer, agora que o Linux 2.6.16 está disponível no etch. Ele explicou que o instalador consome mais memória por causa do suporte a criptografia, que será melhorado após o lançamento beta, e de mais idiomas suportados.

Etiquetando Conjuntos de CD/DVD melhorados. Radu-Cristian Fotescu questionou como um distribuidor de um CD melhorado do sarge precisa marcar que este não é um CD oficial e original do sarge. MJ Ray apontou que a designação de oficial pode ser usada apenas para CDs oficiais, e que CDs alterados devem ser marcados como não-oficial.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 40 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 355 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 10 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mohammed Adnène Trojette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Augusto Cezar Amaral.