Notícias Semanais Debian - 8 de Agosto de 2006

Bem-vindo(a) à trigésima segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Enrico Zini notou que a descrição dos pacotes Pike contém uma longa explicação sobre o Pike, produzindo resultados de procurar errados. Helmut Wollmersdorfer adicionou que os pacotes PHP têm problemas similares. Erich Schubert pediu a artistas que projetem gráficos para o lançamento do etch que possam ser usados como papel de parede de desktop.

Novos Conselheiros Oficias da SPI eleitos. David Graham, secretário da Software in the Public Interest, Inc. (SPI), anunciou que durante o encontro em 1o de agosto, Bdale Garbee foi eleito como presidente, Michael Schultheiss como vice-presidente, Neil McGovern como secretário e Josh Berkus como tesoureiro para o ano fiscal 2006-2007. Os últimos três membros haviam sido eleitos previamente por um total de 125 eleitores (33 % de todos os elegíveis a votar).

Estatísticas das Arquiteturas Debian. Petter Reinholdtsen relatou sobre a distribuição de arquiteturas no Debian, conforme relatado pelo concurso de popularidade. Ele notou que um número crescente de usuários está usando o port ARM, enquanto os ports Alpha e Sparc estão perdendo sua fatia no mercado. Joey Hess sugeriu que as máquinas Linksys NSLU2 são um bom motivo para o aumento dos usuários ARM. O pacote do concurso de popularidade também é usado para decidir em qual CD de instalação um determinado pacote ficará.

Novos Meios de Informação para os Usuários. Wolfgang Lonien anunciou a criação do The Debian User, um site web que irá agregar pensamentos e comentários dos usuários Debian. Andreas Barth anunciou, no mesmo dia, o lançamento do DebianTimes, cujo objetivo é distribuir notícias para desenvolvedores e usuários interessados. O DebianTimes está disponível na web e como um feed RSS.

Bits da Equipe do Lançamento Estável. Andreas Barth anunciou que Dann Frazier tornou-se um membro da Equipe do Lançamento Estável para lidar com e melhorar atualizações do kernel. Além disso, uma nova página, criada por Martin Zobel-Helas, para acompanhar os pacotes que estão esperando para serem aceitos nas atualizações propostas ("proposed-updates") já está disponível.

Debian adotado em Extremadura. O projeto anunciou que a variante local do Debian GNU/Linux 3.1 foi adotada pelo governo local da região autônoma de Extremadura, na Espanha. Todos os trabalhadores da administração pública também usarão formatos de documento aberto (Open Document Formats - ODF) como aplicações de escritório, bem como PDF para troca de documentos. Versões futuras de software adicional também precisam ser distribuídas sob uma licença livre.

Debian para os não-iniciados. Lars Wirzenius comentou sobre a usabilidade do Debian com GNOME para os não iniciados, ou mais especificamente para alguém que usou Windows por alguns anos e migrou para o Debian. O primeiro uso foi bem, com apenas alguns problemas reais que ele delineou.

MiniDebconf Colômbia. Santiago Ruano Rincón anunciou uma Mini DebConf que ocorrerá em Popayan, Cauca, dias 19 e 20 de Agosto. Haverão palestras, um hacklab, uma festa de caça aos bugs, etc. A conferência está sendo organizada através de uma página wiki. Todos os interessados são bem vindos.

Hospedagem para Listas de Discussão relacionadas ao Debian. Pascal Hakim relatou a criação do teams.debian.net, que tem como objetivo fornecer espaço para listas de discussão e repositórios relacionados ao Debian, incluindo listas de pacotes, listas de grupos de usuários e listas de discussão para eventos especiais. O serviço também pode servir como servidor temporário para testar novas listas de discussão antes de torná-las oficiais em lists.debian.org. Pascal criou um conjunto de regras para usar este serviço.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 329 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 8 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por David Graham, Mohammed Adnène Trojette, Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Augusto Cezar Amaral.