Notícias Semanais Debian - 15 de Agosto de 2006

Bem-vindo(a) à trigésima terceira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O Debian completa 13 anos nesta semana, portanto certifique-se de encontrar uma festa próxima de sua região. Com tempo suficiente para compor uma melodia antes do lançamento, Julien Danjou publicou sua música para o etch. David Sugar questionou se a comunidade do Software Livre deveria aprender a escrever código com mais bugs e inventar motivos para reiniciar o sistema sempre que uma alteração for feita para tornar-se mais atrativa ao desktop.

Ferramenta de Acompanhamento de Distribuições. Arnaud Fontaine relatou sobre o status de Wotomae, a ferramenta de acompanhato de distribuições. A DWTT (distribution-wide tracker tool) é uma ferramenta para facilitar o acompanhamento de alterações afetando pacotes, como transições de bibliotecas, migrações de versão do Python ou alterações na política, que está sendo escrita durante o Summer of Code (verão de código) do Google. Um site demo está disponível, com a maioria dos recursos prontos para testes.

Nova Nomeclatura para Versões de Pré-Lançamento. Martin F. Krafft anunciou que o software do repositório finalmente suporta o uso do til ('~') em números de versão. Este caractere especial deve ser usado para nomear versões de pré-lançamento de software. Ele é posicionado antes da string de tamanho zero, de modo que a versão 1.0~rc4-1 será substituída pela versão final, 1.0-1. No entanto, o software dos daemons de construção ainda não sabe lidar com este novo caractere.

Informações do Lançamento: Primeiros pacotes congelados. Andreas Barth anunciou que o conjunto de ferramentas essenciais foi congelado. Ele também gostaria de sugestões para as notas de lançamento e pediu aos mantenedores de bibliotecas que conversem com a equipe de lançamento antes de fazer upload de pacotes novos que possam fazer com que outros pacotes tenham que ser reconstruídos. Eles ainda estão vendo muitos uploads para a instável ("unstable") sem a coordenação necessária.

Status da Transição Python. Matthias Klose relatou que a versão padrão do Python será alterada em breve para a 2.4. Ele relatou que 90 % do primeiro lote de relatórios de bug já estão resolvidos, e que outro lote foi enviado aos pacotes que contêm módulos Python restantes, que em sua maioria precisam ser byte-compilados novamente. A documentação preliminar explica os scripts executados durante esta alteração.

Debian completa 13 anos. Em 16 de agosto de 1993, Ian Murdock anunciou um novo tipo de distribuição e listou os objetivos que ele pretendia atingir. 13 anos depois, a comunidade Debian irá celebrar este aniversário ao redor do mundo. Muitas coisas aconteceram após a primeira mensagem de Ian: o projeto está sendo liderado pelo seu nono líder, e mais de mil desenvolvedores estão registrados para trabalhar voluntariamente em uma das maiores distribuições de Software Livre.

Relatório do Líder do Projeto. Anthony Towns publicou um novo relatório, no qual ele resume o passado. Steve McIntyre foi adicionado ao alias leader e está ajudando a gerenciar o projeto. Ele relatou sobre duas mulheres que se tornaram desenvolvedores recentemente, agradeceu aos organizadores da conferência Debian deste ano, explicou o atraso da próxima atualização para a estável ("stable"), e relatou um encontro com o ministério público australiano sobre o planejamento de alterações ao ato de copyright australiano.

Debian-Installer Etch Beta 3 Lançado. Frans Pop anunciou o lançamento do terceiro beta do instalador para o Debian GNU/Linux etch. Esta é a primeira versão que instala a arquitetura AMD64 a partir dos espelhos oficiais e que usa o kernel 2.6.16. Agora, o 2.6 é o kernel padrão para as arquiteturas Sparc, MIPS, MIPS little endian e S/390. CDs de instalação, outras mídias e erratas detalhadas estão disponíveis. Todas as alterações estão documentadas na versão de desenvolvimento do guia de instalação.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 13 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 338 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 15 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mohammed Adnène Trojette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.