Notícias Semanais Debian - 22 de Agosto de 2006

Bem-vindo(a) à trigésima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Jörg Jaspert anunciou que o repositório backports também entende o caractere til em versões e que os pacotes foram configurados como não automáticos (NotAutomatic), para que não sejam mais atualizados automaticamente. A HP anunciou recentemente suportar o Debian GNU/Linux em seus ProLiant, servidores BladeSystem e no novo cliente magro HP t5725.

Coordenação de eventos na região que fala alemão. Meike Reichle anunciou uma nova página wiki para coordenar eventos como feiras, exibições e conferências na região de falantes do alemão nos quais o projeto Debian participar. Este é o resultado de um encontro de organizadores de eventos Debian no último final de semana. Alexander Schmehl adicionou que a seção de eventos no site do Debian será alterada no futuro próximo.

Página dos relatórios de bugs WNPP. Hendrik Sattler notou que a página para Pacotes Prospectivos e que Precisam de Trabalho (WNPP) no sistema de acompanhamento de bugs causa problemas no Konqueror e no Firefox devido ao seu tamanho excessivo, 3 MB. Ben Armstrong lembrou a existência de páginas leves com links diretos para as seções diferentes de pacotes WNPP.

Revisão das ferramentas de desenvolvimento Debian. Como parte de sua pesquisa sobre o Debian, Martin Krafft perguntou sobre as ferramentas que foram adotadas com sucesso e outros que foram rejeitadas pelos desenvolvedores. Michael Banck mencionou CDBS, Alioth e o repositório Subversion do Debian, porém Debhelper, sistemas de gerenciamento de patches e sistemas distribuídos de controle de versão também foram amplamente adotados. Desenvolvedores Debian também apreciaram o devscripts e verificadores de pacotes como lintian, linda e piuparts. Uma lista de ferramentas está disponível.

Novos Recursos para Desktop. Gustavo Noronha Silva anunciou o envio de uma nova versão do update-notifier. Esta ferramenta, feita inicialmente pelo Ubuntu, coloca um ícone na área de notificações e avisa o usuário sobre atualizações disponíveis. A versão do pacote Debian notifica a necessidade de reinicializações, apenas para pacotes críticos, e informa a inserção de CDs/DVDs Debian na unidade. Tais recursos devem ajudar a tornar o Debian uma distribuição melhor para o desktop.

Publicidade para Eventos Debian. Joey Schulze pediu para dar mais ênfase aos eventos novamente. Ele também sugeriu mais palestras e oficinas sobre o Debian e mais promoção. Isto geraria um maior interesse dos usuários e, encontrar o pessoal do Debian em exibições e conferências e daria mais chances aos desenvolvedores de conversar com seus usuários em pessoa. Também seria bom se relatórios fossem escritos após os eventos.

Atualizações do Alioth. Roland Mas relatou que o servidor do Alioth, costa, agora suporta git e bzr para a hospedagem de repositórios de código fonte. Ele adicionou uma explicação de como usar ambos os sistemas para acessar repositórios. A replicação de usuários também foi melhorada, de modo que agora o downtime diminui de 15 minutos para poucos segundos.

Proposta de Calendário para o kernel Etch. Frederik Schüler sugeriu selecionar o 2.6.18, que deve ser lançado dentro das próximas quatro semanas, como o kernel final para o etch, congelando-o no começo de novembro. No entanto, Frans Pop preferiria que o kernel permanecesse na instável ("unstable") pelo menos um mês antes de migrar para a teste ("testing").

Novas Arquiteturas para Pacotes. Ludovic Brenta questionou como informar aos daemons de construção que um pacote deve ser construído em arquiteturas diferentes que as anteriores. Luk Claes respondeu que os mantenedores de Packages-arch-specific precisam ser contatados. Wouter Verhelst adicionou uma explicação de porquê o banco de dados wanna-build não usa os arquivos de controle ao invés dos arquivos de índice de de repositório.

Gerenciando Pacotes com Subversion. Marcus Better começou recentemente a usar o subversion para manter seus pacotes e questionou qual seria o layout de repositório recomendado. O objetivo de ter um layout comum é que assim seria possível escrever ferramentas de suporte para tornar trabalhar com este layout mais fácil.

Rascunho Público da Creative Commons 3.0. Evan Prodromou relatou sobre o rascunho público da próxima versão das licenças Creative Commons. As alterações da versão 2.x são em grande parte um esforço para tornar as licenças compatíveis com as Definições Debian de Software Livre (DFSG). Ele questionou se os requisitos anti-DRM no rascunho da licença, sem uma exceção em paralelo, a tornaria incompatível com a DFSG.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 13 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 328 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 24 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Mohammed Adnène Trojette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.