Notícias Semanais Debian - 29 de Agosto de 2006

Bem-vindo(a) à trigésima quinta edição desta ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Festas de caça aos bugs foram anunciadas de 8 a 10 de setembro em Viena e de 15 a 17 de setembro em Jülich, Alemanha. OSDir publicou screenshots do novo Debian installer gráfico. Petr Stehlik relatou que as instalações do sarge e do etch funcionaram sem falhas em uma versão corrigida recentemente do ARAnyM, uma máquina virtual Atari ST/TT/Falcon de 32 bits.

Resolução Geral: Lidando com Firmware. Steve Langasek propôs uma resolução geral para estabelecer como a DFSG#2 deve ser interpretada em sua aplicação à firmwares, em especial quando distribuídos com o kernel Linux. Quando aceita, firmwares serão considerados dados, sem os requisitos de código fonte correspondente. Isto também clarificaria a situação de outros trabalhos como imagens, vídeos e fontes.

Relatório da FrOSCon. Joey Schulze relatou sobre a presença do Debian na primeira Free and Open Source Software Conference em Santo Augustin, Alemanha. O projeto Debian realizou com sucesso uma conferência de um dia, e teve um estande na área de exibição. Este evento da comunidade teve tanto trilhas oficias quanto sub-conferências mantidas por vários projetos. Alexander Wirt conseguiu alguns pretzels parecidos com o símbolo do Debian.

Relatório do Encontro sobre Coordenação de Eventos. Meike Reichle resumiu os principais resultados do encontro sobre coordenação de eventos. Várias idéias sobre como as participações e palestras em estandes Debian poderiam ser melhoradas para tornarem-se mais atrativas aos visitantes foram coletadas. Para ajudar os organizadores de estandes, há novas páginas wiki com FAQs e Howtos.

Debian e Software Livre em Cuba. David Moreno Garza escreveu um relatório sobre sua visita à Cuba como representante do projeto Debian. Uma oficina sobre a criação e manutenção de pacotes e palestras sobre Distribuições Debian Personalizadas e internacionalização e lolcaização foram organizadas por David e Maykel Moya na Faculdade de Matemática e Computação da Universidade de Havana.

Traduções de Descrições de Pacotes. Martijn van Oosterhout anunciou ter escrito um sistema que pode receber e enviar mensagens do Projeto de Tradução da Descrição de Pacotes Debian, disponibilizando uma interface web onde a tradução é feita. A vantagem mais importante sobre a interface de e-mail é que este sistema fornece um mecanismo de revisões para traduções.

Planos para Transição do GIT. Ian Beckwith explicou que /usr/bin/git será mantido através de alternativas. Ambos as ferramentas interativas GNU e o sistema de gerenciamento de código fonte do Linus Torvalds git fornecem um programa com o mesmo nome. As ferramentas interativas GNU foram renomeadas para gitfm para resolver este conflito, e conterão um wrappper capaz de executar o outro programa no etch.

Atualizações para o Debian Sarge. Martin Zobel-Helas anunciou as preparações feitas para a próxima atualização estável. Ela incluirá uma versão atualizada do Debian Installer para refletir as alterações recentemente introduzidas na última rodada de atualizações de segurança do kernel. A maior parte dos outros pacotes são atualizações para incorporar as correções de segurança que acumularam.

Novos Recursos no Etch. Alexander Schmehl começou a coletar novos recursos que o Debian provavelmente incluirá na próxima versão, etch. Nathanael Nerode notou, adicionalmente, que sistemas atualizados a partir do sarge não verão alguns dos benefícios de alterações no instalador, como opções especiais do sistema de arquivos Ext2.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 323 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Mohammed Adnène Trojette, Tobias Toedter e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.