Notícias Semanais Debian - 5 de Setembro de 2006

Bem-vindo(a) à trigésima sexta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Alexander Sack pediu por testes das atualizações de segurança futuras aos pacotes Mozilla para o sarge. Ben Hutchings conseguiu atualizar os arquivos finais dos vídeos das sessões da DebConf. Três documentários em vídeo filmados por Biella Coleman serão os próximos.

Propagandas do Lançamento do Etch. Gustavo Franco sugeriu pedir doações específicas para uma propaganda de lançamento. Joey Schulze levantou algumas questões para clarear um pouco a idéia. O objetivo é publicar propagandas em grandes jornais e revistas para obter uma cobertura na mídia, similar à campanha passada do Firefox.

Nova Equipe Tcl/Tk. Chris Waters anunciou a fundação da equipe Tcl/Tk para co-manter o Tcl/Tk e alguns de seus add-ons. Para fazê-lo, ele criou um projeto no Alioth e uma lista de discussão para discutir a infraestrutura e política do Debian para Tcl/Tk.

Construindo Pacotes Automaticamente. Matej Cepl sugeriu deletar todos os pacotes binários fornecidos pelos desenvolvedores e recompilar os pacotes fontes em um daemon de construção para que erros de construção em potencial causados por um ambiente quebrado sejam evitados. Sven Luther explicou que uploads apenas com código fonte foram desabilitados porque pacotes eram enviados sem nem mesmo serem compilados na máquina do desenvolvedor.

Festa de Caça aos Bugs Suíça. Martin Krafft anunciou uma festa de caça aos bugs em Zürich, Suíça, sábado, 09 de setembro, patrocinada por /ch/open, Google, e o Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Zürich. A segunda festa de caça aos bugs ocorrerá de 6 a 8 de outubro, no mesmo lugar.

Permissões para Citações. Sebastian Wangnick questionou se citar pequenas porções de texto ou código sem pedir permissão e ignorando uma licença é permitido, e presumiu que citar como uma ilustração ou explicação é permitido pelo copyright alemão, porém usar código estrangeiro como elemento mandatório no software não seria bom. Michael Poole adicionou que incluir uma seção de código que contenha expressão criativa para propósitos funcionais que não o ensino, comentários ou propósitos similares não é uma prática justa.

Melhoramentos no Repositório de Pacotes. Anthony Towns explicou que melhoramentos futuros no software do repositório irão permitir que os pacotes sejam instalados diretamente no repositório. Isto irá remover a fila accepted e permite mais que uma re-organização do repositório e atualização de espelhos por dia. No entanto, isto também irá eliminar a possibilidade de excluir um pacote da fila antes que ele seja instalado, o que foi necessário quatro vezes no passado.

Maratona de Caça aos Bugs. Martin Zobel-Helas enviou um lembrete sobre a festa de caça aos bugs em Viena, Áustria, de 8 a 10 de setembro e explicou o processo. O howto de eliminação de bugs RC por Steve Langasek dá uma boa introdução e, provavelmente, é leitura obrigatória para novatos. Ele também incluiu várias tarefas que todos podem fazer para ajudar o Debian a seguir adiante com o lançamento do etch.

Novas Ferramentas para Gravação de CDs. Jörg Jaspert pediu testes do novo pacote cdrkit, e do novo programa wodim. Eles irão ser distribuídos com o etch e substituirão a antiga coleção cdrtools. Este fork é o resultado de várias discussões praticamente sem fim sobre licenças incompatíveis usadas pelo desenvolvedor, pelas quais o Debian não foi o único afetado. Outros distribuidores também estão convidados a participar deste esforço.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 5 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 322 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 1 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Martin Krafft e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Augusto Cezar Amaral.