Notícias Semanais Debian - 12 de Setembro de 2006

Bem-vindo(a) à trigésima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O Debian estará presente na conferência Wizards of OS no próximo final de semana em Berlim, Alemanha. André Luiz Rodrigues Ferreira questionou se haverá temas especiais do Debian para os ambientes desktop disponíveis no etch. Adrian von Bidder descobriu um servidor MIPS com 16 núcleos ("cores") com Debian pré-instalado.

Gerenciamento Seguro de Chaves para o APT. Andreas Barth sumarizou a discussão sobre gerenciamento de chaves para o APT iniciada em julho. A idéia geral é ter uma chave offline para assinar os lançamentos estáveis ("stable"), por lançamento, e uma chave com rotação anual para a instável ("unstable"). Chaves para lançamentos estáveis serão revogadas em estável+2, para que atualizações entre lançamentos estáveis funcionem com a chave antiga.

Relatório de Incidente no Alioth. Raphaël Hertzog relatou que o Alioth foi usado como proxy IRC. Após investigação, a equipe do Alioth descobriu que muitos projetos estão rodando aplicações web customizadas auto-instaladas e pediu aos administradores de projetos que revejam os softwares instalados. Raphaël adicionou que um serviço como o Alioth é muito útil a todos, porém sua abertura também é sua fraqueza.

Relatório sobre a Criação de CDs e DVDs. Steve McIntyre relatou sobre os planos para migrar os servidores de construção e distribuição de CDs para um lugar para diminuir os atrasos de transferência. Outras idéias incluem usar um CD especial de instalação via rede que inicializa nas três arquiteturas mais usadas, um verificador automático de CD e a integração do trabalho de Carlos Parra Camargo como parte do Verão de Código ("Summer of Code") do Google.

Emenda Constitucional sobre o Gerenciamento de Ativos. Manoj Srivastava chamou para a votação sobre a resolução geral que endereça os procedimentos relacionados ao gerenciamento de ativos para o projeto Debian. Votos devem ser recebidos até 23:59:59 UTC de Sábado, 23 de setembro de 2006. Esta resolução reflete o fato de que a Software in the Public Interest, Inc. não é a única entidade que está gerenciando ativos para o projeto Debian.

Usando o BTS para Problemas de Licença. Anthony Towns sugeriu introduzir uma tag "licensing" especial para relatórios no sistema de acompanhamento de bugs (BTS) que afirmam que um pacote não pode ser distribuído por problemas de licenciamento. Don Armstrong afirmou que geralmente é uma boa idéia começar com uma tag de usuário, que poderia apontar para a lista de discussão debian-legal.

Status do Superservidor de Internet. Roger Leigh investigou a situação do inetd no etch. Quatro delas suportam o protocolo IPv6, mas alguns deles não podem ser considerados substitutos "drop-in" para o superservidor internet do BSD. Ele adicionou que os usuários que estiverem atualizando do woody ou sarge para o etch não serão migrados automaticamente para o openbsd-inetd, enquanto novas instalações usaram este por padrão.

Primeira Mini DebConf Colombiana. Alejandro Ríos Peña relatou sobre a primeira Mini DebConf Colombiana em 19 e 20 de agosto. 14 entusiastas Debian de todo o país participaram no evento e fizeram uma festa de assinatura de chaves. A comunidade Debian colombiana está apenas começando a entrar no trabalho e fez uma oficina sobre tarefas gerais e manutenção de pacotes no Debian.

Atualização do Lançamento Estável. Martin Zobel-Helas sumarizou um encontro dos gerentes do lançamento estável e concluiu dizendo que a próxima atualização estável está planejada para o meio de outubro. Novos pacotes do kernel estão sendo preparadas, foi esquecido de remover alguns pacotes durante a última atualização, a o upload de alguns arquivos do servidor de segurança ainda não foi feito. Anthony Towns concordou em atualizar o software do repositório para permitir atualizações na distribuição oldstable também.

Firefox e SeaMonkey. Mike Hommey pediu por testes do novo Firefox 2.0b2, na experimental. Em outra notícia, o trabalho no SeaMonkey foi iniciado. A equipe de desenvolvimento espera conseguir disponibilizar um pacote completo para o etch, de modo que aqueles que estão usando o Mozilla no sarge tenham um caminho de atualização adequado. Ele também fez o envio de uma nova versão do xulrunner, que permite aos administradores gerenciarem os bancos de dados de certificados para produtos Mozilla.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 316 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 11 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin Zobel-Helas e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.