Notícias Semanais Debian - 31 de Outubro de 2006

Bem-vindo(a) à quadragésima edição deste ano da DWN, o periódico da comunidade Debian. O site DebianHelp contém muitas informações para iniciantes no Debian. Como a DWN não está mais sendo publicada semanalmente, Joey Hess começou a escrever sumários semanais para preencher sua falta. Algumas partes já foram inclusas nesta edição. Jorge Salamero Sanz preparou um repositório com aplicações portadas para o tablet web Nokia 770.

Objetos binários sem fonte nos pacotes Linux 2.6 do Debian. Frederik Schüler anunciou pacotes do Linux 2.6.18 e notou que esta versão contém todos os blobs de firmware distribuídos pelos desenvolvedores, incluindo os que anteriormente eram removidos. Ele explicou que a equipe do kernel inicialmente queria aguardar uma resolução geral com votação positiva, mas acredita que isto será atrasado indefinidamente e decidiu que isto é inaceitável do ponto de vista do lançamento.

Practical Linux Day em Gießen. Em 21 de Outubro, o sexto Practical Linux Day ocorreu na Universidade de Ciências Aplicadas em Gießen, Alemanha. O Debian participou com um estande próprio, que foi gerenciado em cooperação com as pessoas do Skolelinux/DebianEdu. Martin 'Joey' Schulze proferiu uma palestra inicial sobre o projeto Debian.

Vídeos do Encontro de Internacionalização. Nicolas François anunciou vídeos gravados durante as sessões do primeiro encontro sobre Internacionalização, ocorrido de 7 à 9 de setembro em Casar de Caceres, Extremadura, Espanha. Os participantes concordaram em preparar um servidor de internacionalização que será hospedado em um datacenter da Junta de Extremadura. Pede-se aos usuários que testem o novo instalador em seu idioma nativo e relatem bugs para garantir que as traduções estejam bem feitas.

Vídeos da Conferência Debian. Ben Hutchings anunciou DVDs com as palestras da Conferência Debian deste ano em Oaxtepec, México, preparados pela equipe de vídeo. Há dois discos, com todas as sessões e inglês e extras, e um disco com todas as sessões em Espanhol e do DebianDay. As imagens dos DVDs estão disponíveis para download, junto com os respectivos vídeos fonte. Você também pode comprar os DVDs em uma bela caixa.

Servidor de Internacionalização Debian. Christian Perrier anunciou o servidor que será usado para construir a infraestrutura de internacionalização do projeto Debian. O servidor está hospedado no datacenter da Junta de Extremadura em Badajoz, Espanha. Um servidor pootle está sendo executado no servidor com ambientes para software alternativo ou complementar. Ele também é usado para extrair o material para localização dos pacotes Debian.

Resumo da Practical Linux Gießen. Martin 'Joey' Schulze relatou que o projeto Debian compartilhou um estande na conferência Practical Linux com o Skolelinux, e que ambos os projetos proferiram uma palestra. Cerca de 40 ou 50 pessoas assistiram cada palestra, o que parece bastante para um evento pequeno. Kurt Gramlich e o próprio Martin fizeram outra palestra e falaram sobre várias questões com mais detalhes.

Chamada para Testes do Debian-Installer. Frans Pop pediu por testes das construções diárias do novo debian-installer. O candidato à lançamento 1 do instalador é iminente, e o objetivo é destruir o maior número possível de bugs. Uma página wiki dá uma visão geral do lançamento e problemas conhecidos. Testadores são encorajados a preencherem um relatório de bug com os resultados de suas instalações contra o pacote virtual installation-report.

Declaração de Posição sobre o Dunc-Tank. Jörg Jaspert publicou uma declaração de posição assinada por vários desenvolvedores na qual eles consideram o Dunc-Tank uma grande alteração na cultura do projeto Debian. Eles também levantaram várias questões não respondidas e listaram áreas nas quais os desenvolvedores reduziram suas contribuições por causa da perda de motivação causada.

Mplayer no Sid. O pacote mplayer finalmente foi aceito no repositório após a mais longa permanência na fila NEW de todos os pacotes que já foram enviados ao Debian. Parabéns aos mantenedores do mplayer e aos ftpmasters por resolverem os problemas de licenciamento que mantiveram o mplayer fora do Debian por tanto tempo. No entanto, dependendo dos vídeos a serem reproduzidos, codecs não livres de fora do Debian podem ser necessários.

Congelamento de Strings do Instalador e Planos de Lançamento. Na preparação do primeiro candidato à lançamento do instalador para o etch, foi feito um congelamento de strings, e alterações do instalador estão limitadas à correção de bugs. Frans Pop enviou detalhes e uma linha do tempo para o candidato ao lançamento. Estas preparações já quebraram a maior parte das imagens beta 3.

Firefox torna-se Iceweasel. Devido a problemas de trademark, o projeto Debian sentiu-se obrigado a renomear o navegador web Firefox para Iceweasel e o cliente de e-mail Thunderbird para Icedove. Roberto Sanchez explicou que os novos pacotes não contêm a arte não-livre da Fundação Mozilla e que as atualizações de segurança serão adequadamente portadas. A política de trademark requer que tais pacotes não sejam distribuídos sob o nome original, por isso os nomes novos.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável (unstable) recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 48 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 340 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Bliesener, Thomas Viehmann, Sebastian Feltel, Felipe Augusto van de Wiel, Joey Hess e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Felipe Augusto van de Wiel.