Notícias Semanais Debian - 26 de Dezembro de 2006

Bem-vindo(a) à quadragésima segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal da comunidade Debian. A DWN não está sendo publicada semanalmente; sendo publicada apenas quando houver itens suficientes contribuídos por autores já que seu editor não pode ignorar outras tarefas enquanto o projeto Debian está pagando alguns desenvolvedores indiretamente. Durante este tempo, Christian Perrier abriu o 400,000o relatório de erro. Jonathan Oxer chamou pela participação na sexta mini conferência Debian, que será parte da Linux Conference Australia, em Sydney.

20.000 Participantes do Contesto de Popularidade. Petter Reinholdtsen relatou que o projeto Contesto de Popularidade do Debian passou dos 20.000 participantes. Instalando o pacote popularity-contest, os usuários podem coletar e enviar a lista de pacotes instalados em seus sistemas, ajudando nossos desenvolvedores a ver o quão popular são seus pacotes e onde está a necessidade por pacotes novos.

Cinco Anos de debianforum.de. Em 20 de dezembro, o fórum de discussão Debian de língua alemã, debianforum.de, celebrou seu quinto aniversário. Criado no final de 2001 por Sebastien Feltel, o debianforum.de foi criado sob os ideais e idéias que fizeram o Debian o que ele é. Hoje, o fórum com mais de 17.000 membros é um dos maiores quadros de discussão para o Debian, onde usuários iniciantes e avançados ajudam uns aos outros de forma amigável e construtiva. Com estandes em vários eventos sobre Software Livre, o fórum também é ativo fora da internet.

O ARM é agora a terceira arquitetura mais popular no Debian. Rod Whitby relatou que o NSLU2 da Lynksys foi o responsável por elevar o porte ARM para terceira arquitetura mais popular entre os usuários do Debian GNU/Linux que tem o concurso de popularidade instalado. As instalações Debian no NSLU2 podem ser facilmente acompanhadas e somam 90 % de todas as instalações ARM relatadas pelo popcon.

Instalando o Debian sem CD-ROM. Rainer Dorsch descobriu como instalar o Debian em laptops com disquete USB e que não tem um drive de CD-ROM inicializável, como alguns laptops Sony Vaio. O Debian etch pode ser instalado nestes dispositivos usando PXE-on-a-disk, TFTP para obter a mídia de instalação de um servidor TFTP, e netbooting. O instalador para o sarge suportava tais notebooks, mas o kernel 2.6.18 cresceu tanto que o suporte a drives de disquete USB teve que ser removido.

Etch-CD com KDE como Desktop Padrão. Joey Hess anunciou ter criado uma imagem de CD especial para instalação do etch que instala o KDE como ambiente Desktop padrão. O mesmo é possível com as imagens de CD originais usando mais de uma mídia de instalação ou usando um servidor espelho ("mirror"), já que o Debian colocou os pacotes do GNOME na primeira mídia de instalação ao invés dos do KDE.

Etch Congelado. Andreas Barth, membro da equipe de lançamento do Debian, anunciou o congelamento da futura versão etch. Pacotes nesta distribuição serão atualizados apenas após aprovação manual da equipe de lançamento. Antes que o etch possa ser lançado, vários problemas precisam ser resolvidos, especialmente os bugs críticos ao lançamento e o suporte de segurança.

Debian em Execução na Maior Rede de Satélites da Austrália. Rodney Gedda relatou que a maior rede de Internet via satélite da Austrália possui roteadores baseados em Debian GNU/Linux. No estado de New South Wales, 75 cidades que cobrem cerca de 800.000 quilômetros quadrados são ligadas entre si com uma combinação de redes locais wireless e uplinks para a Internet baseados em satélites. O Debian foi escolhido como sistema operacional para os roteadores da rede devido à sua conhecida confiabilidade e facilidade de gerenciamento de pacotes.

Pacote Debian do Dia. Lucas Nussbaum anunciou estar ressucitando o Pacote Debian do Dia, com opiniões sobre pacotes Debian. A princípio o site será atualizado duas vezes por semana, desde que os leitores contribuam. Pessoas interessadas podem se inscrever através de feeds RSS e Atom. O site antigo de Andrew Sweger foi descontinuado em 2004 e finalmente encontrou um sucessor.

Novas construções diárias de CD e DVD. Steve McIntyre anunciou mais tipos de imagens de CD e DVD construídas diariamente, incluindo imagens para cartões de visitas e instalação via rede para etch e sid para todas as arquiteturas, exceto S/390. A construção destas imagens é disparada pelo pulso de espelhamento duas vezes por dia. O tempo total para construção de todas as 44 imagens é de aproximadamente 45 minutos. Conjuntos completos de CDs e DVDs para todas as arquiteturas são construídos semanalmente e também contém variações especiais para KDE e Xfce no primeiro CD. Adicionalmente, DVDs e CDs para instalação via rede multi-arquitetura estão disponíveis para AMD64, PowerPC e x86.

Avaliação dos Encontros de Trabalho de Extremadura. Andreas Schuldei pediu aos participantes dos encontros de Extremadura, ocorridos na Espanha como anunciado no final de 2005. As sessões de trabalho acabaram e ele gostaria de obter informações sobre seu sucesso. Andreas também irá coletar impressões das pessoas de Extremadura e relatará o que descobrir.

Sala dos Desenvolvedores Debian na FOSDEM. Wouter Verhelst chamou por palestras para o Encontro Europeu dos Desenvolvedores de Código Aberto e Livre (FOSDEM) do próximo ano, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de Bruxelas, Bélgica. O projeto Debian manterá uma sala durante todo o fim de semana para dar palestras e organizar encontros de desenvolvedores. Além desta sala, o projeto terá um estande para apresentar a nova distribuição a outros desenvolvedores presentes em Bruxelas.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 14 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 349 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Rod Whitby, Rainer Dorsch, Andre Lehovich, Felipe Augusto van de Wiel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.