Notícias Semanais Debian - 13 de Fevereiro de 2007

Bem-vindo(a) à terceira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Dados os ataques recentes ao SHA-1, o National Institute of Standards and Technology (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) está preparando uma competição para melhorar e revisar o Padrão de Hash Seguro (Secure Hash Standard). Rick Lehrbaum relatou que a instalação do Debian etch em um notebook ThinkPad antigo foi muito bem e adicionou algumas screenshots.

Suportando o Downgrade de Pacotes? Justin Pryzby listou algumas razões para não suportar o downgrade de pacotes. Eles freqüentemente funcionam, exceto quando estão envolvidos substituição de pacotes e scripts do mantenedor. Ele questionou se há outras razões. Damyan Ivanov recomendou a excelente documentação sobre scripts do mantenedor escrita por Margarita Manterola no Debian Wiki.

Atualizações de Infraestrutura e LDAP. Ryan Murray anunciou novos campos no schema LDAP do Debian: Data de nascimento (visível apenas para desenvolvedores), Sexo (globalmente visível), e vários campos para permitir aos desenvolvedores desabilitar seu endereço de email @debian.org, especificar uma whitelist, habilitar greylisting e chamadas de verificação de remetente ou especificar RBL e RHSBL para verificação em tempo de SMTP. Jörg Jaspert adicionou alguns pontos importantes sobre os campos disponíveis através do gateway de email e campos disponíveis apenas na interface web. Ele também mencionou como desenvolvedores poderiam ajudar com userdir-ldap.

Planejamento da FOSDEM finalizado. Wouter Verhelst anunciou o planejamento de palestras para a sala de desenvolvedores Debian na FOSDEM deste ano, que será realizada em 24 e 25 de fevereiro em Bruxelas, Bélgia. Os desenvolvedores Debian também irão manter um estande. Interessados em ajudar devem contatar Wouter Verhelst por email.

Registro Eleitoral da Nova Zelândia Através do Debian. Rodney Gedda Sydney relatou que o sistema de registro eleitoral eletrônico da Nova Zelândia é executado em máquinas Debian. O sistema consiste de dois clusters de bancos de dados PostgreSQL em lugares diferentes que substituem o sistema anterior de bancos de dados Oracle com interfaces Visual Basic. O novo sistema também aumenta a participação do eleitorado informando votantes elegíveis das votações em curso automaticamente.

Re-estruturando Partes do Site Web do Debian. Frans Pop sugeriu dividir a visão geral das páginas não traduzidas em três categorias para ajudar os tradutores. Manoj Srivastava notou que a barra de navegação das páginas de votação está crescendo e gostaria de criar uma página de histórico. Martin Schulze propôs alterar mais o menu.

Candidato a Lançamento 2 do Debian Installer. Frans Pop, líder da equipe do debian-installer anunciou que o candidato a lançamento 2 deste correrá em breve. Quase todos os pré-requisitos para o último candidato a lançamento e provavelmente a versão final do instalador do etch estão cumpridos. Este candidato introduz o Linux 2.6.18, incorpora atualizações de tradução e melhora o instalador gráfico.

Suporte ao Debian GNU/Linux da Hewlett-Packard. Hewlett-Packard anunciou suporte aos clientes com Debian GNU/Linux em execução em seus produtos da linha para empresas, indo dos clientes magros (thin clients) HP t5725 aos servidores de arquivos e aplicações ProLiant e BladeSystem. O Debian também está disponível pré-instalado e configurado em várias séries de produtos.

Chamado para Candidaturas à Líder do Projeto. Manoj Srivastava, secretário do projeto Debian, chamou por candidaturas para as próximas eleições do Líder do Projeto Debian. Pede-se aos possíveis candidatos que enviem seus projetos e cartas de aplicação ao secretário do projeto em tempo, para que estas possam ser publicadas na página de votação. O mandato do novo Líder do Projeto Debian começará em abril de 2007.

Autoconstrutor para o Debian Live. Daniel Baumann anunciou a configuração de um autoconstrutor para o sistema Debian Live. Este sistema é uma versão live do Debian GNU/Linux que não precisa ser instalado no disco rígido. O sistema está disponível com ambientes desktop diferentes, como GNOME, KDE e Xfce. Construções baseadas na teste (testing) são criadas semanalmente e as baseadas na instável (unstable) são construídas diariamente.

Primeiro Relatório de Teste dos DVDs Multi-arquitetura. Giuseppe Sacco relatou suas impressões sobre o uso dos DVDs multi-arqutetura. Ele questionou o que deve ser feito para inicializar o kernel amd64 ao invés do i386. Steve McIntyre explicou que i386 é o padrão e prefixar com amd64- funcionaria. Giuseppe também comentou sobre alguns erros de documentação, Frans Pop confirmou que eles já estão corrigidos.

Testes Automáticos de Instalação e Remoção. Lucas Nussbaum enviou os resultados dos testes do piuparts em todo o repositório Debian. A primeira execução testou apenas o processo de instalação, e a segunda verificou a instalação e remoção de pacotes. Lucas propôs buscar concordância antes de enviar relatórios de bug a respeito dos arquivos de log. Para facilitar o processamento, Stefano Zacchiroli pediu uma lista organizada por mantenedor, que Loïc Minier forneceu.

Chave para Assinatura do Repositório de 2007. Javier Fernández-Sanguino Peña pediu a nova chave para assinatura do repositório de 2007, que deveria ser anunciada adequadamente. Anthony Towns respondeu que será usada uma chave de assinatura especial para o Debian GNU/Linux 4.0, que deverá ser válida até algum tempo após a próxima versão estável.

Atualizaões para o Debian Sarge. Martin Zobel-Helas explicou as preparações feitas para a próxima atualização estável, 3.1r5. Ela incluirá versões atualizadas da Glibc, kernel 2.4 e 2.6, Mozilla, OpenOffice.org e XFree86 entre outros. A maioria dos outros pacotes são atualizações para incorporar atualizações de segurança acumuladas.

Conferência Debian 2008 na Argentina. Margarita Manterola anunciou que a Conferência Debian anual de 2008 será na cidade de Mar del Plata, Argentina. A conferência provavelmente será durante a segunda e a terceira semana de agosto de 2008, sendo portanto a primeira DebConf no inverno.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável (unstable) recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 8 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 364 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Felipe Augusto van de Wiel, Sebastian Feltel, Frédéric Bothamy, Margarita Manterola e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Herbert P. Fortes Neto.