Como entrar em contato conosco

O Debian é uma grande organização e há muitas maneiras de entrar em contato com membros(as) do projeto e outros(as) usuários(as) Debian. Essa página resume os meios frequentemente requisitados de contato; não é de forma alguma exaustiva. Por favor, consulte o restante das páginas web para outros métodos de contato.

Por favor, note que a maioria dos endereços de e-mail abaixo representa listas de discussão abertas, com arquivos públicos. Leia o aviso antes de enviar quaisquer mensagens.

Informações gerais

A maioria das informações sobre o Debian é coletada no nosso site web, https://www.debian.org, então, por favor, navegue e pesquise pelo site antes de nos contatar.

Você pode enviar perguntas sobre o projeto Debian para a lista de discussão debian-project@lists.debian.org. Por favor, não faça perguntas gerais sobre Linux nesta lista; continue lendo para obter mais informações sobre outras listas de discussão.

Para perguntas sobre o projeto Debian no Brasil, se inscreva na lista de discussão debian-br-geral e depois envie mensagens para debian-br-geral@alioth-lists.debian.net.

Instalando e usando o Debian

Se você tem certeza que a documentação na mídia de instalação e no nosso site web não tem uma solução para seu problema, há uma lista de discussão de usuários(as) muito ativa onde usuários(as) do Debian e os(as) desenvolvedores(as) podem responder às suas perguntas. Aqui você pode fazer todos os tipos de perguntas sobre os seguintes tópicos:

Por favor se inscreva na na lista e mande as suas dúvidas para debian-user@lists.debian.org.

Adicionalmente, há listas de discussão de usuários(as) para falantes de diversos idiomas. Veja as informações de inscrição para listas de discussão internacionais.

Para participar da nossa lista de discussão em português, se inscreva na lista debian-user-portuguese e depois envie mensagens para debian-user-portuguese@lists.debian.org.

Você pode navegar em nosso arquivo das listas de discussão ou pesquisar os arquivos sem necessidade de inscrição.

Se você acha que descobriu um bug no nosso sistema de instalação, por favor escreva para a lista de discussão debian-boot@lists.debian.org. Você também pode enviar um relatório de bug contra o pseudopacote debian-installer.

Publicidade & Imprensa

A equipe de publicidade do Debian modera as notícias e os anúncios em todos os meios oficiais do Debian. Por exemplo, em algumas listas de discussão, no blog, no site web micronews e nos canais das redes sociais oficiais.

Se você está escrevendo sobre o Debian e precisa de ajuda ou informações, por favor entre em contato com a equipe de publicidade. Este também é o endereço certo se você planeja enviar notícias para nossa própria página de notícias.

Eventos & Conferências

Por favor envie convites para conferências, exibições ou outros eventos para events@debian.org.

Para eventos realizados no Brasil, se inscreva na lista de discussão debian-br-eventos e depois envie mensagens para debian-br-eventos@alioth-lists.debian.net.

Pedidos de folhetos, pôsteres e participação na Europa devem ser enviados para a lista de discussão debian-events-eu@lists.debian.org.

Ajudando o Debian

Existem muitas possibilidades para apoiar o projeto Debian e contribuir para a distribuição. Se quiser oferecer ajuda, por favor visite antes nossa página como ingressar no Debian.

Se deseja manter um espelho do Debian, veja as páginas sobre espelhos do Debian. Novos espelhos são cadastrados usando este formulário. Problemas com espelhos existentes podem ser enviados para mirrors@debian.org.

Se quiser vender CDs/DVDs do Debian, veja as informações para vendedores(as) de CD. Para aparecer na lista de distribuidores(as) de CD, por favor, use este formulário.

Relatando problemas em pacotes Debian

Se deseja registrar um bug contra um pacote Debian, temos um sistema de acompanhamento de bugs onde você pode facilmente relatar seu problema. Por favor, leia as instruções para enviar relatórios de bugs.

Se você quer simplesmente se comunicar com o(a) mantenedor(a) de um pacote Debian, use o endereço de e-mail especial configurado para cada pacote. Qualquer e-mail enviado para <nome do pacote>@packages.debian.org será encaminhado para o(a) mantenedor(a) responsável por esse pacote.

Se quiser avisar aos(às) desenvolvedores(as) de um problema de segurança no Debian de uma maneira discreta, envie um e-mail para security@debian.org.

Desenvolvimento do Debian

Se você tem perguntas sobre o desenvolvimento do Debian, temos várias listas de discussão para isso. Aqui você pode entrar em contato com nossos(as) desenvolvedores(as).

Existe também uma lista de discussão geral para desenvolvedores(as): debian-devel@lists.debian.org. Por favor, siga este link para se inscrever nela.

Para conversar com desenvolvedores(as) em português, se inscreva na lista de discussão debian-devel-portuguese e depois envie mensagens para debian-devel-portuguese@lists.debian.org.

Problemas com a infraestrutura do Debian

Para relatar um problema em um serviço do Debian, você pode normalmente reportar um bug contra o pseudopacote apropriado.

Alternativamente, você pode mandar um e-mail para um dos seguintes endereços:

Editores(as) das páginas web
package: www.debian.org
debian-www@lists.debian.org
Web pages translators
Portuguese Translation Team <debian-l10n-portuguese@lists.debian.org>
(Mais informações)
Administradores(as) das listas de discussão e mantenedores(as) dos arquivos
package: lists.debian.org
listmaster@lists.debian.org
Administradores(as) do sistema de acompanhamento de bugs
package: bugs.debian.org
owner@bugs.debian.org

Problemas com assédio

O Debian é uma comunidade de pessoas que valoriza o respeito. Se você for vítima de comportamento inadequado, se alguém do projeto feriu você ou se você sentir que foi assediado(a), entre em contato com a equipe Comunidade: community@debian.org