Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.

Entrando em contato conosco

O Debian é uma grande organização e há muitas maneiras de contactá-lo. Essa página irá resumir os meios frequentemente requisitados de contato; ela não é completa, de maneira alguma. Por favor, refira-se ao restante das páginas web para outros métodos de contato.

Por favor, note que a maioria dos endereços de e-mail abaixo representam listas de discussão abertas com arquivos públicos. Leia o aviso antes de enviar qualquer mensagens.

O idioma inglês é o idioma comum para comunicação entre os desenvolvedores Debian. Nós, portanto, pedimos que contatos iniciais com os desenvolvedores sejam feitos em inglês. Se não for possível, vá através da lista de discussão do seu idioma.

Informações Gerais

A maioria das informações sobre o Debian são coletadas no nosso site web, https://www.debian.org/, então, por favor, navegue e procure pelo site antes de nos contatar.

Nosso FAQ irá responder muitas de suas perguntas. Você pode também conseguir as versões PostScript, texto ou HTML empacotado desse documento no site FTP.

Perguntas sobre o Projeto Debian em geral podem ser enviadas para a lista de discussão debian-project, em debian-project@lists.debian.org. Por favor não envie perguntas sobre o uso do Linux para essa lista; leia abaixo.

Instalando e Usando o Debian

Se você está certo de que a documentação na mídia de instalação e no nosso site web não tem uma solução para seu problema, há uma lista de discussão de usuários muito ativa onde usuários de Debian e os desenvolvedores podem responder às suas perguntas, a lista debian-user. Todas as perguntas a respeito de:

devem ser enviadas para essa lista. Basta se inscrever na debian-user e enviar sua pergunta para debian-user@lists.debian.org.

Adicionalmente, há listas de discussão de usuários para falantes de diversos idiomas. Veja as informações de inscrição para listas de discussão internacionais.

Além disso, você pode navegar em nossas listas de discussão como grupos de notícias usando uma interface web, como Google ou Gmane.

Se você acha que descobriu um erro (bug) no nosso sistema de instalação, envie informações sobre ele para debian-boot@lists.debian.org ou envie um relatório de erro (bug) para o pseudo-pacote debian-installer.

Caso deseje, assine a debian-user-portuguese e depois envie mensagens para debian-user-portuguese@lists.debian.org para participar de nossa lista de discussão, voltada para todos os quem falam português.

Publicidade / Imprensa

Aqueles que precisam de informações para artigos ou que vão enviar notícias para nossa página de notícias devem contatar nosso departamento de publicidade.

Eventos / Conferências

Convites para conferências e feiras ou outros tipos de eventos devem ser enviados para o departamento de eventos. Solicitações de folhetos, posteres e participações na Europa devem ser enviadas para a lista de eventos da Europa.

Ajudando o Debian

Se você quer contatar o Debian para oferecer ajudar, por favor veja os meios possíveis para ajudar antes.

Se você quer manter um espelho do Debian, veja as páginas sobre criar um espelho do Debian. Novos espelhos são submetidos usando este formulário. Problemas com espelhos existentes podem ser reportados em mirrors@debian.org.

Se você quer vender CDs do Debian, veja as informações para vendedores de CD. Para ser listado na lista de distribuidores de CD, por favor, utilize este formulário.

Relatando problemas em pacotes Debian

Se você quer enviar um relatório de erro (bug) em um pacote Debian, nós temos um sistema de acompanhamento de erros (bugs), onde você pode facilmente relatar seu problema. Por favor leia as instruções sobre como relatar um erro (bug).

Se você quer simplesmente se comunicar com o mantenedor de um pacote Debian, então você pode usar o endereço de e-mail especial configurado para cada pacote. Qualquer e-mail enviado para <nome do pacote>@packages.debian.org será entregue ao mantenedor responsável por esse pacote.

Se você quiser avisar aos desenvolvedores de um problema de segurança no Debian de uma maneira discreta, envie e-mail para security@debian.org.

Desenvolvimento Debian

Se você tem perguntas que são mais relacionadas a desenvolvimento, há várias listas de discussão de desenvolvimento no Debian que você pode usar para contatar nossos desenvolvedores.

A lista geral de desenvolvimento é a debian-devel: você pode assiná-la e então enviar mensagens para debian-devel@lists.debian.org.

Problemas com a infraestrutura do Debian

Para relatar um problema em um serviço Debian, você pode normalmente reportar um erro (bug) no pseudo-pacote apropriado.

Como alternativa, você pode usar o e-mail para contatá-los:

Editores das páginas Web
package: www.debian.org
debian-www@lists.debian.org
Tradutores das páginas Web
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@debian.org>
(Mais informações)
Administradores do banco de dados dos Desenvolvedores
admin@db.debian.org
Administradores das listas de discussão e mantenedores dos arquivos
package: lists.debian.org
listmaster@lists.debian.org
Administradores do Sistema de Acompanhamento de Erros (BugTrack)
package: bugs.debian.org
owner@bugs.debian.org

Nós também temos uma lista completa de diferentes funções e e-mails que podem ser usados para contatar várias partes da organização.