O Secretário do Projeto Debian

Com o crescimento do Projeto Debian, tornou-se claro que era necessário ter um conjunto de regras semiformais para ajudar na resolução de conflitos, e como resultado a constituição foi escrita. A constituição do Debian descreve a estrutura organizacional para a tomada de decisões formais no Projeto. A constituição delineia quem toma as decisões, e quais os poderes de cada um desses indivíduos ou grupos que tomam as decisões. O cargo de Secretário do Projeto é uma das seis entidades enumeradas na constituição do Debian como entidades tomadoras de decisão.

Qualquer desenvolvedor Debian é elegível para ser considerado para o posto de Secretário do Projeto Debian. Qualquer pessoa pode ter vários postos, exceto que o Secretário do Projeto não pode ser também o Líder do Projeto Debian, ou o Presidente do Comitê Técnico.

Apontamento

Ao contrário dos outros delegados, que são apontados pelo Líder do Projeto, o próximo Secretário do Projeto é apontado pelo Líder do Projeto e o Secretário do Projeto atual. Caso o secretário atual e o líder do projeto discordem, eles devem pedir aos Desenvolvedores por meio de Resolução Geral que nomeiem um Secretário.

O mandato do Secretário do Projeto é de 1 ano, após o qual ele ou outro Secretário precisa ser (re)nomeado.

Tarefas feitas pelo Secretário do Projeto

Condução de votações

A tarefa mais visível feita pelo secretário é a condução das votações para o projeto -- notavelmente as eleições do Líder do Projeto, mas também qualquer outra votação que for feita (Resoluções Gerais, por exemplo). Executar uma votação também implica em determinar o número e a identidade das pessoas elegíveis à votação, para o propósito de calcular o quorum.

Ocupar a posição de outros cargos

O Secretário do Projeto pode ocupar a posição do Líder, junto com o Presidente do Comitê Técnico. Nessa situação, eles podem tomar decisões juntos se considerarem imperativo fazê-lo -- mas somente quando for absolutamente necessário e somente quando consistente com o consenso dos Desenvolvedores.

Se não houver um Secretário do Projeto ou o Secretário atual estiver indisponível e não tiver delegado autoridade para uma decisão, então a decisão pode ser feita ou delegada pelo Presidente do Comitê Técnico, como Secretário em Exercício.

Interpretando a Constituição

O secretário também é responsável por decidir qualquer disputa sobre a interpretação da constituição.

Informação de Contato

Contate o Secretário do Projeto Debian enviando uma mensagem em inglês para secretary@debian.org.

Sobre Nosso Secretário Atual

O atual Secretário do Projeto é Kurt Roeckx <kroeckx@debian.org>. Kurt está envolvido com software livre e linux desde 1995, e tem sido um Desenvolvedor Debian desde Agosto de 2005.
Kurt tem mestrado em Eletrônica e TIC, concedido pela Hogeschool voor Wetenschap & Kunst.

Kurt tem sido Secretário do Projeto desde Fevereiro de 2009; ele assumiu o cargo depois que o secretário anterior, Manoj Srivastava, renunciou ao cargo. Além de ser Secretário do Projeto, Kurt faz o porte para o AMD64 e mantém 12 pacotes, incluindo libtool, ntp e openssl.

O posto de secretário assistente

Devido ao aumento da quantidade de trabalho (isto é: votos) que o secretário estava começando a precisar manusear, o DPL (na época, Steve McIntyre) e o secretário anterior (Manoj) decidiram que seria uma boa ideia nomear um assistente em casos de indisponibilidade.
Atualmente, Neil McGovern <neilm@debian.org> serve nesse cargo.


O Secretário do Projeto Debian