Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.

O SVN do Projeto de Documentação do Debian

O Projeto de Documentação do Debian armazena suas páginas e muitos de seus manuais no servidor Subversion do Debian em svn.debian.org. svn.debian.org é parte da instalação Gforge em alioth.debian.org. Por favor, leia a documentação da Alioth para mais informações sobre como este serviço funciona.

Todos podem baixar os fontes do servidor SVN. Somente membros do Projeto de Documentação do Debian podem atualizá-los.

Acessando os fontes no servidor SVN

Você pode utilizar uma interface web para acessar os arquivos individualmente e conferir as mudanças neles em http://anonscm.debian.org/viewvc/ddp/manuals/trunk/

Para baixar um manual inteiro, acesso direto ao servidor SVN é, com freqüência, uma alternativa melhor. Você precisa do pacote subversion instalado no seu computador.

Conectando-se como usuário anônimo (somente leitura) ao servidor SVN

Use este comando para baixar todos os arquivos:

svn co svn://svn.debian.org/svn/ddp/manuals/trunk manuals

Isto criará recursivamente os diretórios e os populará.

Para atualizar sua cópia local com quaisquer mudanças feitas por outras pessoas, acesse o diretório manuals e execute o comando:

svn export --force svn://svn.debian.org/svn/ddp/manuals

Conectando-se ao servidor SVN, com privilégios de escrita

Antes de acessar o servidor SVN utilizando este método você deve primeiramente obter permissão de escrita no servidor. Por favor, primeiramente leia como solicitar a permissão de escrita.

Use este comando para baixar todos os arquivos:

svn co svn+ssh://svn.debian.org/svn/ddp/manuals/trunk manuals

Isto criará os diretórios recursivamente e os populará.

Para atualizar sua cópia local com quaisquer mudanças feitas por outras pessoas, acesse o diretório manuals e execute o comando:

svn update

Obtendo privilégios de escrita/atualização

Privilégios de atualização estão disponíveis para qualquer pessoa que deseje participar no processo de escrever os manuais. Nós geralmente requeremos a pessoa tenha enviado alguns patches úteis primeiro.

Para obter privilégios de atualização, você precisa enviar uma requisição para a lista de discussão de documentação Debian. Por favor, explique por que você precisa de acesso. Por favor, indique qual seu nome de usuário na Alioth. Uma vez que sua requisição tenha sido aprovada, você fará parte do projeto ddp (e do grupo Unix) na Alioth.


Mecanismo de atualização automática

As páginas web publicadas dos manuais são geradas em www-master.debian.org como parte do processo regular de reconstrução do site web, o que acontece a cada quatro horas.

O script realiza um svn update, e então make -C trunk publish, ambos no diretório ddp.

O makefile é configurado de forma a reconstruir cada subdiretório (que contenha documentação mantida), e instalar os arquivos de cada subdiretório no subdiretório doc/manuals/ do site web. Os arquivos makefiles do subdiretório são derivados de manuals/standard.makefile.

Os arquivos de documentação gerados pelo script de atualização podem ser encontrados em https://www.debian.org/doc/manuals/.

Os arquivos de registro (logs) gerados pelo script de atualização podem ser encontrados em http://www-master.debian.org/build-logs/ddp/

Note que este processo regera o diretório /doc/manuals/. O conteúdo do diretório /doc/ é gerado a partir do webwml ou a partir de outros scripts, tais como os que extraem certos manuais de seus pacotes.