Capítulo 3. DSelect

O método dselect do APT disponibiliza o sistema APT completo com a GUI de selecção de pacotes dselect. O dselect é usado para selecionar os pacotes a serem instalados ou removidos e o APT instala-os.

Para activar o método APT você precisa de selecionar [A]ccess no dselect e depois escolher o método APT. Ser-lhe-à perguntado por um conjunto de Sources que são os lugares de onde obter os arquivos. Estes podem ser sites remotos da Internet, mirrors Debian locais ou CD-ROMs. Cada source pode disponibilizar um fragmento do arquivo Debian total. O APT irá automaticamente combina-los para formar um conjunto completo de pacotes. Se tem um CD-ROM, então é boa ideia especifica-lo em primeiro lugar e depois especificar um mirror para ter acesso às correções de bugs mais recentes. O APT irá automaticamente usar os pacotes no seu CD-ROM antes de descarregar da Internet.

   Configurar uma lista de localizações fonte da distribuição

 Por favor forneça o URL base da distribuição Debian.
 Os esquemas de acesso que conheço são: http file

 Por exemplo:
      file:/mnt/debian,
      ftp://ftp.debian.org/debian,
      http://ftp.de.debian.org/debian,


 URL [http://llug.sep.bnl.gov/debian]:

A configuração de Sources começa por perguntar pela base do arquivo Debian, usando por predefinição um mirror HTTP. Depois pergunta qual a distribuição a obter.

 Por favor forneça a etiqueta da distribuição a obter ou um caminho para o
 ficheiro package terminando com um /. As etiquetas da
 distribuição são tipicamente algo como: stable unstable testing non-US

 Distribution [stable]:

A distribuição refere-se à versão Debian no arquivo, stable refere-se à última versão lançada e unstable refere-se à versão de desenvolvimento. non-US apenas está disponível em alguns mirrors e refere-se a pacotes que contém tecnologia de encriptação ou outras coisas que não podem ser exportadas dos Estados Unidos. No entanto importar estes pacotes para os US é legal.

 Por favor forneça os componentes a obter
 Tipicamente os componentes são algo como: main contrib non-free non-free-firmware

 Componentes [main contrib non-free non-free-firmware]:

A lista de componentes refere-se à lista das sub-distribuições a obter. A distribuição é dividida baseando-se nas licenças do software, sendo main pacotes livres DFSG enquanto contrib e non-free contêm coisas que têm várias restrições colocadas no seu uso e distribuição.

Pode ser adicionado qualquer número de fontes, o script de configuração irá continuar a perguntar-lhe até que tenha especificado todas as que deseja.

Antes de começar a usar o dselect é necessário actualizar a lista disponível ao selecionar [U]pdate no menu. Isto é um super-conjunto do apt-get update que torna a informação obtida disponível ao dselect. Deve ser executado o [U]pdate mesmo que tenha sido feito apt-get update antes.

Você pode depois fazer as suas selecções usando [S]elect e depois executar a instalação usando [I]nstall. Quando se usa o método APT os comandos [C]onfig e [R]emove não fazem sentido, o comando [I]nstall executa ambos juntamente.

Por predefinição o APT irá automaticamente remover o ficheiro de pacote (.deb) assim que ele tenha sido instalado com sucesso. Para alterar este comportamento coloque Dselect::clean "prompt"; em /etc/apt/apt.conf.