Product SiteDocumentation Site

13.8. Suítes de Escritório

Software de escritório tem sido visto a muito tempo como uma lacuna a ser preenchida no mundo do software livre. Os usuários a tempos pedem substitutos para as ferramentas da Microsoft como o Word e o Excel, mas elas são tão complexas que substitutos eram difíceis de desenvolver. A situação mudou quando o projeto OpenOffice.org foi iniciado (seguindo o lançamento, pela Sun, do código do StarOffice sob um licença livre). Hoje em dia o Debian contém o Libre Office, um fork do OpenOffice.org. Os projetos GNOME e KDE estão ainda trabalhando em suas propostas (GNOME Office e Calligra Suite), e a competição amigável está nos levando a resultados interessantes. Por exemplo, a planilha Gnumeric (parte do GNOME Office) é até melhor que o OpenOffice.org/Libre Office em alguns domínios, notavelmente na precisão de seus cálculos. No mundo do processamento de texto, as suítes OpenOffice.org e Libre Office ainda lideram o caminho.
Outro importante recurso para usuários é a habilidade de importar documentos Word e Excel recebidos a partir de contatos ou encontrados em arquivos. Mesmo que todas as suítes de escritório tenham filtros que permitem, o trabalho nesses formatos, apenas os encontrados no OpenOffice.org e no Libre Office são funcionais o suficiente para o uso diário.
Libre Office e Suite Calligra estão, respectivamente, disponíveis nos pacotes Debian libreoffice e calligra. Não existe mais um pacote para o GNOME Office (ele era o gnome-office). Pacotes específicos de idioma para o Libre Office são distribuídos em pacotes separados: libreoffice-l10n-* e libreoffice-help-* mais notavelmente; alguns recursos como corretor ortográfico, padrões de hifenização e "dicionário de sinônimos" estão em pacotes separados, como myspell-*/hunspell-*, hyphen-* e mythes-*. Note que a suíte Calligra costumava ser chamada de KOffice.